Fechar
GP1

Eleições 2018

Pablo Santos diz que MDB não abre mão da vaga de vice de Wellington

O deputado afirmou que “o MDB não abre mão da vaga de vice” e desconversou que seu nome tenha surgido para ocupar a possível vaga ao Senado em uma conversa interna do partido.

Após se reunir com a bancada do MDB na noite de terça-feira (17) no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias anunciou a senadora Regina Sousa (PT) como pré-candidata a vice, excluindo assim Themístocles Filho, que pleiteava a vaga desde os primórdios da corrida eleitoral. Wellington ofereceu a segunda vaga de senador da chapa para o partido e colocou o nome de Marcelo Castro na disputa. Apesar do MDB não ter confirmado se segue ao lado de Wellington, o deputado Pablo Santos afirmou que o partido não abriu mão da vaga de vice.

Diante do imbróglio que envolve a disputada vaga de vice na chapa do governador, alguns nomes ja foram citados, entre eles o do presidente estadual da sigla, o deputado federal Marcelo Castro e do deputado estadual Pablo Santos, sendo que o último poderia apaziguar os ânimos com Themístocles Filho, já que Pablo é afilhado do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Em entrevista ao GP1 na tarde desta quarta-feira (18) o deputado Pablo Santos afirmou que “o MDB não abre mão da vaga de vice” e desconversou que seu nome tenha surgido para ocupar a possível vaga ao Senado em uma conversa interna do partido. “Não, não teve isso não [indicação de seu nome]. O partido ainda mantém o mesmo sentimento que é a vaga de vice-governador. O MDB não abre mão da vaga de vice”, afirmou.

Questionado sobre o anúncio feito pelo governador sobre a senadora Regina Sousa, Pablo disse que ainda “não existe uma chapa definida” e afirmou que o MDB deve se reunir outras vezes para decidir se segue aliado ao governador.

“Ele [Wellington] pediu que a gente analisasse a proposta e depois disso a gente sentasse novamente. Não tem uma chapa definida. Chapa não se define de um dia para o outro. Então a gente tem que ter prudência, paciência para não falar uma coisa e depois voltar atrás. A gente se reuniu hoje, mas não ficou nada definido”, continuou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Pablo SantosPablo Santos

“Feridas abertas”

Apesar de dizer que “o partido não fechou o compromisso” com o governador, Pablo disse que há “feridas abertas” na sigla por conta da decisão de Wellington, mas se mostrou empenhado para que a aliança siga durante as eleições.

“Existem feridas abertas dentro do partido por a gente trabalhar um nome [Themístocles] há três anos e meio e ter levantado o nome de outro colega [Marcelo Castro] dentro do partido. A gente está tentando a unidade pelo diálogo, pelo convencimento e pela vontade da maioria”, disse o herdeiro de Warton Santos.

Aprovação

Questionado se sairia candidato ao Senado ou a vice-governador caso seu nome fosse aprovado pela maioria do MDB, o deputado seguiu prudente e desconversou. “Eu não posso trabalhar com futurologia e muito menos com especulações. Eu acho que quando o partido realmente definir qual vai ser a estratégia de fato, aí a gente leva a público. Não posso lhe falar alguma coisa sem ter uma posição definida no partido”, concluiu.

Wellington anuncia que Themístocles não será vice

Uma maratona de reuniões teve início desde a manhã desta quinta-feira (17), entre o governador e aliados. Durante encontro no Karnak, na noite de ontem, Wellington Dias informou a Themístocles que ele não seria mais o seu vice e sim, Regina Sousa. O chefe do executivo estadual ainda ofereceu a vaga de senador a Marcelo Castro.

Wellington disse que a chapa precisava de um nome "competitivo e articulado" assim como o de Marcelo Castro.

Marcelo Castro negra "rasteira" em Themístocles

o deputado federal Marcelo Castro (MDB) negou nesta quarta-feira (18), que articulou com o governador Wellington Dias(PT) para conseguir a vaga ao Senado e tirar de Themístocles Filho a oportunidade de ser vice. Ele ainda disse que não há qualquer atrito com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí. “Da minha parte não”, afirmou.

Carta ao governador

Após a reunião da noite de terça-feira (17), o presidente da Alepi saiu do Karnak visivelmente inconformado e marcou uma reunião com bancada emedebista para a manhã de hoje. Nesse encontro, os deputados chegaram a assinar uma carta endereçada a Wellington Dias ratificando o desejo de ter Themístocles Filho na vice. No documento os parlamentares ainda defenderam a formação do chapão.

Ameça de rompimento

Os parlamentares ainda ameaçaram defender na Convenção do MDB o rompimento com o Governo Wellington Dias e ir para oposição, caso o governador não recuasse de sua decisão.

Mas, no início da tarde de hoje, parte do imbróglio parece ter sido resolvido. Wellington parece ter voltado atrás, em parte, e garantiu que a vaga volta a ser do MDB. Resta agora, nas novas conversações, esse nome ser definido.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias deve voltar atrás e indicar nome do MDB para vice

Ciro Nogueira acredita que terá apoio do MDB se partido deixar Governo

Deputado Marcelo Castro nega "rasteira" em Themístocles Filho

Wellington Dias afirma que chapa precisa de um nome competitivo

Deputados do MDB vão defender em convenção rompimento com Wellington

Wellington Dias comunica a Themístocles que Regina vai ocupar a vice

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.