Fechar
GP1

Política

Paulo Maluf é condenado a 7 anos e 9 meses de prisão

STF definiu que Maluf deve cumprir pena em regime fechado e perder o mandato parlamentar.

O deputado e ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, foi condenado nesta terça-feira (23) a sete anos, nove meses e dez dias de prisão, em regime fechado, mais multa pelo crime de lavagem de dinheiro pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Por unanimidade, decidiu que com a condenação em regime fechado, o político deve também perder o mandato parlamentar, cabendo a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados apenas confirmar a decisão.

  • Foto: DivulgaçãoDeputado Paulo MalufDeputado Paulo Maluf

A 1ª Turma determinou ainda a interdição de Maluf para o exercício de cargo e função pública de qualquer natureza pelo dobro da pena privativa de liberdade. O político ainda pode recorrer da decisão no próprio Supremo.

O STF concluiu que Maluf é acusado de crimes de lavagem de dinheiro a partir de recursos de corrupção nas obras da Avenida Água Espraiada.

De acordo com a Veja, as acusações contra Maluf envolviam desvio de dinheiro por meio de cobrança de propinas em obras públicas e a remessa de valores ao exterior por meio de doleiros. Segundo o Ministério Público, o esquema com participação de Maluf vigorava quando o político era prefeito de São Paulo, nos anos de 1997 e 1998, embora tenha continuado com envolvimento direto dele nos anos seguintes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.