Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Piauí ocupa 7ª posição em transparência de dados da covid-19, diz pesquisa

Estado obteve 79 pontos, índice considerado bom pela OKBR. Estado com menor nota teve 38 pontos.

O Piauí é o 7º estado mais transparente em relação à qualidade dos dados e informações sobre o alcance do novo coronavírus no estado. É o que mostra o Índice de Transparência da covid-19 (coronavírus), iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais.

A OKBR é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que analisa políticas públicas sobre transparência das informações. Ela desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realiza análises de políticas públicas e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.

  • Foto: DivulgaçãoRankingRanking

O ranking posicionou as 27 unidades da Federação do Brasil e o Piauí foi considerado “bom” no índice de transparência, com uma nota de 79 pontos, numa escala que vai de zero a 100. Assim, de zero a 19 pontos, a classificação é “opaco”. De 20 a 39, “baixo”. De 40 a 59 pontos, “médio”. De 60 a 79, “bom”, e de 80 a 100, “alto”.

Em relação ao último levantamento do ranking, que é atualizado constantemente, o Piauí subiu 8 pontos. O salto é atribuído ao incremento de painéis de visualização de dados, como a possiblidade de download. O índice destaca que o Piauí, além do Rio Grande do Sul e Ceará, são os únicos que têm publicado a taxa de ocupação de leitos de forma mais ampla, considerando também os leitos não exclusivos para atendimento a casos de Covid-19.

No ranking, o Piauí está empatado com Maranhão e Rio de Janeiro, e ambos acima da nota do Governo Federal, de 60 pontos. O estado considerado mais transparente foi Pernambuco, com 98 pontos. Na outra ponta, Acre, com 38 pontos, portanto “baixo”, foi apontado o menos transparente.

Para a composição do índice, foram definidos um conjunto de dados essenciais (conteúdo) e parâmetros para que sejam publicados (granularidade e formato). “Na medida em que a transparência das informações de cada ente corresponde a estes critérios, mais ela contribuirá para agilizar o trabalho interno aos órgãos públicos e facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para construir soluções em conjunto com o poder público”, diz a nota explicativa da organização sobre o índice.

O superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde do Piauí, Herlon Guimarães, explica que o painel de informações sobre o avanço do Covid-19 é um dos mais completos no Brasil. “Colocamos os casos confirmados, os óbitos, as altas de internação. Um dos pontos mais positivos no nosso estado é que não temos fila de espera para os testes, diferente do que está acontecendo em alguns estados. Isso agiliza a divulgação dos dados”, afirma.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Idosa de 99 anos é 17ª morte confirmada por coronavírus no Piauí

Chega a 297 número de casos confirmados de coronavírus no Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.