Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Planalto Uruguai está há mais de 28h sem fornecimento de energia

“A situação que estamos passando aqui é coisa desumana. Estamos no escuro, ninguém consegue dormir no calor”, informou um morador.

Moradores do Planalto Uruguai, localizado na zona leste de Teresina, denunciaram ao GP1 na noite desta terça-feira (3), que estão sem o fornecimento de energia há mais de 28 horas.

De acordo com um morador, que preferiu não se identificar, a energia começou a falhar por volta das 17h de segunda-feira (2) e nunca mais retornou.

“A situação que estamos passando aqui é coisa desumana. Estamos no escuro, ninguém consegue dormir no calor”, informou um morador.

Ainda conforme o morador, a empresa responsável pelo abastecimento da região, Equatorial Piauí, não resolve a situação. “Ligamos e nada foi resolvido. Essa empresa só aparece no dia de pegar a nossa leitura para depois chegar só o talão”, contou.

Outro lado

O GP1 entrou em contato com a Equatorial Piauí que informou por meio de nota que devido os ventos fortes e estragos causados pela chuva, muitas regiões de Teresina ficaram sem energia e a empresa já intensificou a quantidade de pessoas atuando na capital para que o fornecimento de energia retorne o mais rápido possível.

Confira a nota na íntegra

Chuvas, com ventos fortes e raios foram registrados no final da tarde e noite dessa segunda-feira, dia 2, e nesta terça-feira, dia 3, em várias regiões de Teresina. De acordo com alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o estado segue com classificação laranja até esta quarta-feira (4), alerta para fortes chuvas e ventos intensos (60-100 km/h).

Devido aos fortes ventos, estragos foram registrados em várias regiões da capital. Árvores na rede elétrica, cabo partidos ou entrelaçados e um poste que caiu na Ladeira do Uruguai ocasionaram a suspensão do fornecimento de energia em diversos pontos. Essas ocorrências são classificadas como alta complexidade e é necessário um maior tempo para execução do serviço e reestabelecimento da energia.

As equipes de atendimento emergencial, que já haviam sido reforçadas pelo alerta de condições climáticas adversas, trabalharam durante toda a noite e madrugada, onde foram priorizadas regiões com alimentadores com defeito, que afeta uma quantidade maior de clientes, cabos partidos, áreas hospitalares e clientes marcados com prioridade, devido a tratamento de saúde.

Em decorrência do volume de ocorrências e para retornar o fornecimento o mais breve possível, a Equatorial Piauí aumentou em oito vezes o número de equipes atuando na capital nesta terça-feira. Devido às chuvas, o atendimento fica mais lento por questão de segurança.

Para gestão das ocorrências, a Distribuidora também quintuplicou o contingente de controladores no Centro de Operações, responsável por receber e direcionar as demandas.

Em comparação ao mesmo período do ano de 2019, o volume de ocorrências por conta de chuvas registradas pela Equatorial reduziu pela metade, o que demonstra o resultado das ações preventivas implementadas pela Empresa, a exemplo do Plano Teresina, intensificação das podas, inspeções e manutenções na rede.

A Equatorial alerta ainda para o cuidado com árvores nos quintais, que se sobressaem ao limite da via pública, situação em que a poda é de responsabilidade do cliente. Este tem sido um dos maiores ofensores ao sistema elétrico durante chuvas com ventos, ocasionando a interrupção do fornecimento de energia em vários pontos de Teresina.

Em caso de falta de energia, os clientes podem entrar em contato com a Equatorial por meio da central 0800 086 0800, pela assistente virtual Clara, no WhatsApp (86) 3228-8200, aplicativo Equatorial Energia ou pelo site equatorialenergia.com.br.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.