Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Reforma em estação de esgoto atenderá 100 mil pessoas em Teresina

O valor investido da obra foi de aproximadamente R$ 500 mil.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 12 Estação Elevatória de Esgoto do Riverside Estação Elevatória de Esgoto do Riverside
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 12 Inauguração da Estação Elevatória de Esgoto do Riverside Inauguração da Estação Elevatória de Esgoto do Riverside
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 12  Revitalização da Estação Elevatória de Esgoto Riverside Revitalização da Estação Elevatória de Esgoto Riverside
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 12 Hitallo Joffily, presidente da Águas de Teresina Hitallo Joffily, presidente da Águas de Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 12 Solenidade de Entrega da Revitalização da Estação Elevatória de Esgoto Riverside Solenidade de Entrega da Revitalização da Estação Elevatória de Esgoto Riverside
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 12 Fábio Abreu  Fábio Abreu
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 12 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 12 Hitallo Joffily e Wellington Dias Hitallo Joffily e Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 12 Wellington Dias Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 12 Discurso do Governador Discurso do Governador
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 12 Solenidade de inauguração da Estação Elevatória de Esgoto do Riverside Solenidade de inauguração da Estação Elevatória de Esgoto do Riverside
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 12 Governador cumprimenta presidente da Águas de Teresina, Hitallo Joffily   Governador cumprimenta presidente da Águas de Teresina, Hitallo Joffily

Foi entregue, na tarde desta quinta-feira (18), a revitalização da Estação Elevatória de Esgoto Riverside pela subconcessionária Águas de Teresina. O evento contou com a presenças do governador Wellington Dias, do presidente da Águas de Teresina, Hitallo Joffily, e do superintendente da SDU Leste, João Pádua. O valor investido da obra foi de aproximadamente R$ 500 mil.

A obra de modernização da estação contou com a substituição da laje piso e com a troca dos conjuntos moto-bomba, além da adequação elétrica dos painéis de comando e gerador, investimentos necessários para que a estação operasse de forma segura e eficiente.

Wellington Dias disse que a subconcessão garantiu a conclusão de obras como a revitalização da estação elevatória: “O fato é que, a partir dessa experiência, do processo de subconcessão do Governo do Estado, que tem também uma tripartite com o município e a empresa Águas de Teresina, nós temos a condição de concluir obras, essa é mais uma obra concluída. A Águas de Teresina garante as condições de atendimento aqui, com o tratamento de esgoto para uma população de aproximadamente 100 mil pessoas dessa região da cidade, incluindo os shoppings”, afirmou.

Ítalo Joffily falou da importância da revitalização. "Essa aqui é uma estação elevatória que já existia no sistema de Teresina, antiga, ela era objeto de muita preocupação da cidade, as pessoas e transeuntes que usam a passarela estavam arriscados a ter acidente pessoal. Você tinha também uma estrutura que não dava vazão nem ao esgoto que vinha da área, mas quando havia a conjugação da carga normal de esgoto e chuva à parte de drenagem pluvial havia uma ineficiência sistêmica aqui muito pontual”, afirmou. “Atuar no esgoto é o principal mérito do contrato da subconcessão de Teresina. É mais um marco para as pessoas verem o trabalho que estamos entregando, porque Teresina vai ser uma grande referência no Brasil e vai ser líder do saneamento na região Nordeste”, garantiu Jossily.

Wellington Dias ainda destacou os investimentos realizados desde 2017 em distribuição de água e reforçou o empenho na área de esgotamento sanitário que está sendo feito na Capital. “Outra novidade importante é garantir já o início dos investimentos na parte de esgotamento. Desde o ano passado nós já estamos acelerados nos investimentos para a parte de água e agora também para a parte de esgotamento, que vai colocar Teresina de forma moderna, inclusive, a meta é mais do que dobrar a quantidade de pessoas atendidas com o esgotamento na cidade. Hoje a gente tem um índice muito baixo, aproximadamente 19% da cidade é atendida com o esgotamento. Isso é uma política de saúde também, significa menos doenças”, declarou o governador.

João Pádua, superintendente da SDU Leste, que esteve representando o prefeito Firmino Filho, falou da revitalização do sistema na região. “Estou testemunhando o pontapé inicial dos investimentos que serão feitos aqui em Teresina para melhoria do esgotamento sanitário, pois nós sabemos que um dos grandes problemas que enfrentamos aqui em Teresina é exatamente o esgotamento sanitário e esta obra vai melhorar, com certeza, o meio ambiente de nossa cidade”, disse.

Luiz Cláudio, que representou o diretor geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, disse que a revitalização faz parte dos investimentos para cumprir metas: “Essa reinauguração da adequação de um sistema e ampliação da condição de elevar a rede de esgoto até a estação de tratamento faz parte dos investimentos necessários para atingirmos as metas propostas pela prefeitura de Teresina, quando fez a concessão com Agespisa, através de um convênio e contrato de programa e, posteriormente, a autorização da subconcessão”, afirmou.

“A empresa assumiu em julho e em pouco tempo estamos resolvendo diversos problemas. Recentemente, o governador do Estado esteve na companhia da empresa fazendo a inauguração do Duster do Dirceu, aonde hoje nós temos praticamente 100% do problema de água daquela região sanado e aqui nós temos uma questão semelhante. Aqui era elevado algo em torno de 400 litros por segundo e hoje já se chega a 600 litros por segundo, isso representa uma ampliação de 50% na condição de trabalho”, enfatizou Luiz Cláudio.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.