Fechar
GP1

Política

Rejane Dias mobiliza Congresso para derrubar veto de Bolsonaro

Em defesa de seu projeto não aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro, Rejane Dias (PT-PI), está preparando uma mobilização no Congresso Nacional com o objetivo de colocar psicólogos nas escol

Em defesa de seu projeto não aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a deputada federal Rejane Dias (PT-PI), está preparando uma mobilização no Congresso Nacional com o objetivo de derrubar o veto do presidente, que tirou a necessidade de psicólogos e assistentes sociais nas escolas.

Para a deputada, a decisão de Bolsonaro em vetar a proposta ignora a realidade das escolas, a rotina de exaustão, a depressão e a violência que acomete o ambiente de professores e alunos nas escolas públicas. “A gente está dando a oportunidade de construir uma rede de amparo psicossocial dentro da escola. Foi uma batalha muito grande chegar até aqui, com discussões exaustivas com a sociedade e com as entidades” disse.

  • Foto: Divulgação/AscomDeputada federal Rejane DiasDeputada federal Rejane Dias

A apreciação do veto presidencial, ocorre nesta quarta-feira (20), em uma Sessão do Congresso. Em caso de o veto ser derrubado, a proposta da primeira-dama piauiense será promulgada e com isso se torna lei, mesmo que não tenha o apoio do presidente. O texto foi aprovado na Câmara e no Senado após 20 anos de tramitação e era uma das propostas que a Frente Parlamentar de Enfrentamento à Violência nas Escolas defendia.

Durante sua tramitação, a deputada realizou reuniões para o engajamento das bancadas em torno da proposta. À bancada feminina, a parlamentar levou mais de 30 membros dos Conselhos Regionais de Psicologia para apresentar as razões pelas quais a derrubada do veto é determinante para o combate ao bullying dentro da escola.

A proposta obteve apoio de entidades do setor de educação, psicologia e serviço social. Um manifesto favorável ao projeto foi assinado em setembro pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee), a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep), a Federação Nacional de Psicólogos (Fenapsi) o Conselho Federal de Serviço Social (Cfess) e a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rejane Dias critica veto de Jair Bolsonaro a psicólogos em escolas

Câmara aprova projeto que garante psicólogos nas escolas

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.