Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Sesapi diz que Piauí dispõe de 18 mil testes rápidos da covid-19

Conforme a Sesapi, o teste rápido pode ser feito no paciente depois do sétimo dia do aparecimento dos sintomas do coronavírus.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou, nesta terça-feira (14), que o estado dispõe de mais de 18 mil testes rápidos para diagnosticar o novo coronavírusCovid-19. Foram 8.400 oriundos do Ministério da Saúde e mais 10 mil comprados pelo Governo Estadual.

Conforme a Sesapi, o Piauí possui dois tipos de testes, um deles só pode ser feito no paciente depois do sétimo dia do surgimento dos sintomas do coronavírus. Caso seja feito antes desse prazo, o resultado pode ser um falso negativo. O exame é feito através de coleta de sangue.

  • Foto: Divulgação/AscomTestes rápidos de covid-19 recebidos pela SesapiTestes rápidos de covid-19 recebidos pela Sesapi

O outro teste para detectar a Covid-19 é o “real-time”, com a sigla RT-PCR, que identifica a presença do coronavírus logo no início da infecção, no período em que ainda está agindo no organismo e é feito no Laboratório Central (Lacen). Nele, uma amostra de secreção nasal e da garganta é levada ao laboratório para uma busca minuciosa. Nos primeiros sintomas já é possível fazer essa identificação, porque já existem partículas virais. Após alguns dias, o organismo desenvolve os anticorpos de defesa contra o vírus.

116 pacientes suspeitos

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou, na noite desta segunda-feira (13), que 116 pessoas estão internadas em hospitais no Piauí com suspeita de estarem infectadas pelo coronavírus (covid-19). Os números foram divulgados no boletim epidemiológico que é emitido diariamente.

De acordo com o relatório da Sesapi, desse número, 78 pessoas estão em leitos clínicos normais, e 38 estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os dados foram atualizados nesta terça às 20h, com informações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e do Laboratório Central (Lacen) do Piauí.

Casos de infectados

Boletim divulgado na segunda-feira (13) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) aponta que subiu para 8 o número de mortes por coronavírus (covid-19) no Piauí. A quantidade de casos confirmados também aumentou, passando para 58.

Os casos confirmados subiram de 51 para 58, ou seja, 7 novos casos confirmados nas últimas 24 horas. 1483 casos já foram descartados. Todos os novos casos são de mulheres, sendo uma de Pimenteiras, de 44 anos; uma de Caracol de 83 anos e as demais de Teresina, com idades de 37, 27, 57 anos e duas com 29 anos.

A última morte por covid-19 ocorreu na tarde desta terça (13), um senhor de 63 anos, do município de Piracuruca. Ele morreu no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. Segundo o prefeito de Piracuruca, Dr. Raimundo, o paciente tinha problemas cardíacos e havia retornado de São Paulo (SP) há cerca de 10 dias.

Outros óbitos

As outras sete mortes por coronavírus foram as do casal de idosos Jomar Pereira da Silva e Marlúcia Pereira da Silva, que faleceram no mesmo dia, 26 de março; do prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia, no dia 27; do empresário de Parnaíba, Oderman Bittencourt, que morreu no dia 30 de março; do empresário Nogueira Neto, que faleceu no dia 07 de abril; da jovem teresinense de 22 anos, no dia 09; e do morador do bairro Dirceu, de 56 anos, que teve a morte anunciada no dia 08 de abril.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil tem 1.328 mortes e 23.431 casos confirmados de coronavírus

Homem de 63 anos morre de Covid-19 no Hospital Getúlio Vargas

Piauí possui 8 mortes e 58 casos confirmados de coronavírus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.