Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Sesapi inicia 6ª pesquisa para mapear coronavírus no Piauí

O Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) será o responsável por realizar a pesquisa em 11 cidades entre os dias 10 a 13 de junho.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou a 6ª etapa da pesquisa com testes rápidos para identificar a taxa de transmissão do novo coronavírus entre a população piauiense. O Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) será o responsável por realizar a pesquisa em 11 cidades entre os dias 10 a 13 de junho.

A última pesquisa, que ocorre de 30 de maio a 2 de junho, verificou que a taxa de transmissibilidade atingiu o patamar de 0,9. O índice representa que dez pessoas infectadas com o novo coronavírus são capazes de transmitir para outras nove, revelando uma tendência de queda na transmissão no estado do Piauí.

O objetivo do levantamento é alcançar 4.000 entrevistados nas cidades de Teresina, Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Oeiras, Floriano, Picos, Valença, São Raimundo Nonato, Corrente e Uruçuí e, dessa forma, constatar que os números continuam em queda, como registrados na 5ª rodada.

Os pesquisadores irão abordar as pessoas em suas casas, que serão escolhidas por sorteio. Em seguida, um morador da casa será sorteado para se submeter ao teste rápido. Caso tenha resultado positivo, a pessoa mais próxima à infectada também será testada.

A equipe do Instituto Amostragem é formada por um pesquisador e um enfermeiro, que estão identificados com crachá e carro caracterizado. As visitas ocorrem entre 7h30 e 18h30.

Os pesquisadores pedem aos entrevistados informações sobre doenças pré-existentes, sintomas eventualmente apresentados, contatos com pessoas ou familiares que viajaram e comportamento quanto ao isolamento social. A orientação é para que o pesquisador evite adentrar a residência e mantenha a distância mínima de um metro do entrevistado.

Batista Teles, diretor do Instituto Amostragem, pede que a população colabore com a equipe, atenda os pesquisadores e faça o teste. A Secretaria de Saúde já enviou ofício às autoridades de cada município informando sobre a realização do estudo.

NOTÍCIA RELACIONADA

Piauí registra mais 16 óbitos por covid-19 em 24h e chega a 299 mortes

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.