Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sesapi reforça medidas de prevenção ao novo coronavírus

A preocupação se dá em torno da situação de emergência internacional diante do novo coronavírus, que já matou 1.017 pessoas no mundo.

O porta-voz da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí para o novo coronavírus, o infectologista José Noronha, alertou na manhã desta quarta-feira (12) sobre os cuidados que se deve ter a fim de prevenir doenças em decorrência de insuficiência respiratória aguda. A preocupação se dá em torno da situação de emergência internacional diante do novo coronavírus, que já matou mais de mil pessoas no mundo e tem 42.708 casos constatados, sendo 6.684 graves.

De acordo com José Noronha, apesar de o Brasil não ter nenhum caso confirmado, há oito pacientes suspeitos que estão sendo acompanhados nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná e, por esse motivo, o Piauí se antecipa nos cuidados que devem ser tomados com medidas que estão sendo adotadas pela Sesapi e necessitam ser repassadas à população.

  • Foto: Alef Leão/GP1José NoronhaJosé Noronha

“Nós estamos lidando com uma doença perigosa, sim. A capacidade de transmissão dessa doença, vocês estão vendo em números, são mais de 40 mil casos confirmados, estamos falando de mais de mil vidas que se foram por conta dessa doença. Ela não deve ser desprezada e nem sua importância diminuída. Estamos preparando toda a rede para receber esses possíveis pacientes. Foi confirmado ontem o vínculo epidemiológico: pessoas que estiveram na China nas últimas duas semanas e pessoas que tiveram contato com caso suspeito, nas últimas duas semanas. As unidades de saúde estão sendo capacitadas para receber esses casos, mas temos que lembrar da prevenção: lavem as mãos, andem com álcool em gel e a imprensa tem um papel educativo nisso”, enfatizou.

A diretora de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), Tatiane Chaves, informou que o Piauí vai agir diretamente na prevenção, principalmente no período chuvoso, onde doenças respiratórias podem ser evitadas, em até 80%, com higienização frequente das mãos. A diretora também confirmou que existe uma possibilidade de maior proliferação do vírus em eventos de massa, como o Carnaval, mas enfatizou que não há nenhum caso confirmado no país.

  • Foto: Alef Leão/GP1Tatiane Chaves, Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA)Tatiane Chaves, Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA)

“Não é para apavorar a população. A festa deve ser vivida e aproveitada, mas com as medidas preventivas que são suficientes para diminuir as possibilidades de disseminação e propagação. Estamos com profissionais capacitados para sensibilizar sobre medidas individuais de prevenção, sobre lavar as mãos, cobrir o rosto em caso de espirro e tosse”, pontuou Tatiane Chaves.

Centro de Investigação de Informações Estratégicas de Vigilância

No próximo sábado (15), a Sesapi vai reinaugurar o Centro de Investigação de Informações Estratégicas de Vigilância para a notificação dos casos de 48 tipos de doenças respiratórias, que são de notificação obrigatória, de acordo com o Ministério da Saúde.

  • Foto: Alef Leão/GP1Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia do estadoAmélia Costa, coordenadora de epidemiologia do estado

Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia do Estado, disse que o laboratório terá plantão 24 horas, diariamente. “Toda a população pode notificar uma suspeita de alguma doença. A equipe vai estar pronta para ouvir e, consequentemente, dar uma orientação para aquela informação. Esse centro de investigação, além de notificar, vai avaliar e monitorar”, finalizou a coordenadora.

NOTÍCIA RELACIONADA

Sesapi apresenta plano de contingência para combater o coronavírus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.