Fechar
GP1

Política

STF abre processo contra Ciro Nogueira e Onyx para apurar caixa 2

A abertura do processo é um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Não se trata de um inquérito, pois isso só acontece quando o parlamentar passa a ser formalmente investigado.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a abertura de processo para apurar suposto pagamento de caixa dois ao senador Ciro Nogueira (PP) e ao deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), futuro ministro da Casa Civil do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

A abertura do processo é um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Não se trata de um inquérito, pois isso só acontece quando o parlamentar passa a ser formalmente investigado, mas mesmo assim já é possível tomar algumas medidas de investigação.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Senador Ciro Nogueira participa de caminhada em TeresinaSenador Ciro Nogueira

A PGR quer investigar os supostos casos de caixa dois que foram relatados pelos delatores da JBS, que teriam ocorrido principalmente em 2014. Além de Onyx e Ciro Nogueira, também são investigados os deputados federais Paulo Teixeira (PT-SP), Alceu Moreira (MDB-RS), Jeronimo Goergen (PP-RS), Zé Silva (SD-MG), Marcelo Castro (MDB-PI), Welington Fagundes (PR-MT) e os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Eduardo Braga (MDB-AM).

Onyx admitiu caixa dois

O deputado Onyx Lorenzoni, que comanda a transição do governo de Jair Bolsonaro, já admitiu ter recebido R$ 100 mil de caixa dois no ano de 2014 e chegou a pedir desculpas pela situação. Agora o parlamentar enfrenta uma nova situação, já que acordos de delação da JBS apontaram que foram dois repasses de R$ 100 mil, um no ano de 2012 e outro em 2014.

  • Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão ConteúdoOnyx LorenzoniOnyx Lorenzoni

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.