Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Suspeito de matar jogador Helton já tem cinco processos na Justiça

O delegado Barêtta pontuou que o acusado passou a se envolver com a criminalidade ainda menor de idade e tornou isso um meio de vida.

O diretor do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa – DHPP – delegado Francisco Costa, o Barêtta, teceu detalhes da investigação que culminou com as prisões de três homens acusados de assassinar o jogador Helton Carlos. O último deles, Vagner Davio Carvalho de Almeida, preso no final da tarde dessa quarta-feira (14), já tem cinco passagens pela polícia por crimes de furto e roubo.

De acordo com o delegado Barêtta, o alvo dos suspeitos era um homem identificado como Bruno, mais conhecido como “Cambota”, que tinha relação com pessoas envolvidas com a morte da mãe de Vagner Davio, ainda no ano de 2008.

“Eles queriam matar outro indivíduo, o Bruno, conhecido como “Cambota”. O Bruno estava no local, atiraram em direção a ele, mas infelizmente quando houve a correria, um dos disparos atingiu o Helton, que teve morte imediata e, por coincidência, o Helton tinha as mesmas características antropológicas do Bruno, que era a pessoa que eles queriam. Por quê? Porque era uma vingança, o Vagner Davio teve a mãe morta em 2008, assassinada por umas pessoas ligadas a Bruno e ele cometeu a vingança, sempre vivia esperando o melhor momento para realizar o ato, juntamente com os outros dois para que fosse executado o crime naquele dia”, explicou o delegado.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Delegado BarêttaDelegado Barêtta

Vida pregressa

Vagner Davio Carvalho de Almeida tinha 9 anos de idade, quando sua mãe foi morta a facadas dentro de uma boca de fumo. De lá para cá, o delegado Barêtta pontuou que o acusado passou a se envolver com a criminalidade e tornou isso um meio de vida.

“Ele é um indivíduo que já é comum na pratica de crimes, inclusive, processado por roubo e furto e envolvido com tráfico, já usou tornozeleira, já quebrou, já foi recolhido à penitenciária, então é um indivíduo que faz do crime um meio de vida, é de alta periculosidade e deve ser mantido preso. Eu sei que é duro perder a mãe, mas não se pode usar de vingança porque não estamos mais na época da vingança privada, quem tem que punir é o estado”, frisou o delegado Barêtta.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Delegado Francisco Costa, o BerêttaDelegado Francisco Costa, o Berêtta

Homicídio duplamente qualificado

O delegado Barêtta acrescentou que o inquérito presidido pelo delegado Genival Vilela já está sendo finalizado e que na próxima semana será remetido ao Ministério Público, com indiciamento por crime de homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e sem chance de defesa. “Nós temos um homicídio duplamente qualificado por motivo fútil, sem chance de defesa. Aí perguntam, mas ele queria matar uma pessoa e matou outra? Ele vai responder como se tivesse matado o Bruno, na mesma modalidade. Agora é evidente que o outro que ficou na motocicleta acelerando, inclusive pra chamar atenção e dar fuga, o magistrado vai verificar a culpabilidade de cada um na dosimetria da pena. Todos estão indiciados como autores do crime de homicídio, porque eles participaram e foi mostrado no inquérito o desígnio da vontade deles, o dolo se caracteriza tanto pela vontade e pela consciência da vontade de matar o rapaz”, concluiu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DHPP prende terceiro acusado de matar jogador na Vila Operária

Segundo acusado de matar jogador de futebol na Vila Operária é preso

Acusado de assassinar jovem por engano na Vila Operária é preso

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.