Fechar
GP1

Polícia

Suspeito de participação em chacina de Fortaleza é preso

O ataque foi reivindicado pela facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) por meio do Facebook.

Durante a madrugada deste sábado (27), aconteceu em Fortaleza uma chacina que deixou 14 pessoas mortas. O crime bárbaro aconteceu em uma festa conhecida popularmente como “Forró do Gago”, no bairro Cajazeiras, por volta de 1h. Um suspeito foi preso.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), oito mulheres e seis homens morreram no local do crime. De acordo com O POVO Online, uma pessoa teve morte cerebral confirmada após ser encaminhada ao hospital. Reginauro Sousa, presidente da Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Ceará (APS) informou que o número de mortes na chacina já chega a 18. Outras onze pessoas seguem internadas por ferimentos.

  • Foto: FacebookChacina em FortalezaChacina em Fortaleza

Primeiro suspeito preso

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social informou por meio de nota que equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) seguem em diligências para identificar os suspeitos. No início desta tarde, uma pessoa foi presa por suspeita de participação na chacina. O suspeito não teve identidade revelada, mas portava um fuzil quando foi abordado pela polícia.

Facção criminosa

Segundo informações do Diário do Nordeste, o ataque foi reivindicado pela facção criminosa Guardiões do Estado (GDE), que disputa território de tráfico de drogas desde 2017 com a organização Comando Vermelho (CV), que comanda a região onde acontecia a festa.

Ainda de acordo com Reginauro da Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Ceará, a chacina foi realizada por cerca de 15 homens fortemente armados que invadiram o “Forró do Gago”. Os bandidos estavam divididos em três carros. Desde o ano passado, o Estado teve mais de 50% de aumento no número de homicídios.

Em um perfil no Facebook de um homem intitulado “Chico Gde”, a ação foi registrada através de fotos. Na legenda da publicação, Chico escreveu “tamo dominando tudo”.

  • Foto: Facebook/Chico GdeFacção criminosa Guardiões do Estado (GDE) reivindicam o ataque.Facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) reivindicam o ataque.

Números da violência

O Ceará é o terceiro Estado com maior número de integrantes (cerca de 3 mil) do PCC no país. O estado fica atrás apenas de São Paulo e do Paraná. O Ceará, de acordo com o relatório Atlas da Violência 2017, tem a terceira maior taxa de homicídios do país, com 46,75 por 100 mil habitantes.

Poder público

O governador Camilo Santana (PT) se reuniu com o secretário de Segurança Pública, André Costa, e com outros membros da segurança. Após a reunião, Camilo fez uma publicação em seu perfil do Facebook. “Não aceitaremos de forma alguma que esse tipo de barbárie fique impune. Confio na nossa polícia e tenho absoluta convicção de que uma resposta será dada muito em breve”, afirmou.

  • Foto: Facebook/Camilo SantanaPublicação no Facebook de Camilo Santana, governador do Ceará Publicação no Facebook de Camilo Santana, governador do Ceará
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.