Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Taxa de transmissão da covid-19 segue em queda, diz Firmino Filho

A pesquisa realizada entre os dias 24 e 26 de julho, mostrou que o índice de transmissibilidade, o chamado R0 (R zero) continua caindo, e está em 0.62. Na sondagem anterior esse número era 0.

O prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) apresentou a 15ª etapa da pesquisa de investigação sorológica sobre a situação atual do novo coronavírus (covid-19) na Capital. Os dados foram revelados na manhã desta quarta-feira (29), por meio de videoconferência.

A pesquisa realizada entre os dias 24 e 26 de julho, mostrou que o índice de transmissibilidade, o chamado R0 (R zero) continua caindo, e está em 0.62. Na sondagem anterior esse número era 0.66. “Isso mostra que estamos em queda da curva epidemiológica”, disse Firmino.

Atualmente dos 367 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) covid-19 284 estão ocupados e 83 livres, o que em termos percentuais totalizam 77,38%. O prefeito afirmou ainda que está crescendo o número de óbitos na Capital de pacientes que são do interior e não da Capital. “Peguei dados de uma funerária e lá no registro de oito mortes, apenas duas eram de residentes de Teresina. Existe essa pressão do interior”, exemplificou o chefe do Palácio da Cidade.

Picos de novos casos e óbitos

Firmino Filho contou ainda que os dados apontam que o pico de casos de coronavírus será agora no final de julho e o ápice de mortes ocorrerá no início do próximo mês. “O pico de casos de covid-19 no interior vai ser agora nesse fim de julho e o pico de óbitos será no início de agosto. Portanto, temos que fazer esse monitoramento do interior”, ponderou Firmino.

Transporte público

O chefe do executivo municipal disse ainda que a Prefeitura está trabalhando para tentar diminuir as aglomerações no transporte público de Teresina. “Estamos hoje com 10 mil pessoas usando o transporte coletivo. Em média temos na cidade 220 mil pessoas. Menos de 5% das pessoas estão usando o transporte. Hoje temos uma frota de 25% [circulando] normal. O desafio é evitar aglomeração nos ônibus. Primeiro, os terminais não estão funcionando. Segundo estamos espaçando o início dos horários de funcionamento dos setores”, explicou Firmino.

“O comércio no centro abre a partir de 9h, a indústria às 6h. Queremos diluir o pessoal da saúde que começa às 7h. É diluir a chegada no centro para vários setores. Temos que achatar a curva do pico de transporte público. Vamos aumentar a frota aos poucos, de forma gradativa. Estamos trabalhando para minimizar essas aglomerações”, falou o prefeito.

Avaliação da reabertura

Está sendo positiva, na avaliação do prefeito Firmino, a retomada das atividades econômicas autorizadas até esse momento. De acordo com ele, a grande maioria dos comerciantes está obedecendo as regras. “A grande maioria atende protocolos, mas existe uma minoria que não gosta de atender regras. A prefeitura aumentou a fiscalização, nunca teve tanto Guarda Municipal no centro. Precisamos do apoio do povo, da denúncia dos funcionários que observam a desobediência às regras”, destacou ele.

Subnotificação

Teresina possui 197.963 pessoas positivadas, que significa que 22,89% dos teresinenses já entraram em contato com a doença. A taxa de subnotificações é de 15% comparados os dados oficias que são de 13.568.

“Ao longo das várias pesquisas a subnotificação caiu. A quantidade de teste não cresceu suficiente para a subnotificação ficar de um dígito. Apesar de cair ainda é grande. A cada caso confirmado, temos 15 que não são confirmados. Existem pessoas positivadas sem sintomas”, destacou o prefeito.

O número de pessoas com igG+, imunes ao novo coronavírus, é de 107.587. “É uma barreira para a circulação do vírus”, explicou o chefe do Palácio da Cidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Firmino Filho autoriza funcionamento de igrejas nos finais de semana

Firmino Filho mantém lockdown parcial nos finais de semana de agosto

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.