Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

UFPI suspende aulas até abril devido a pandemia de coronavírus

A decisão se deu após uma reunião realizada pela reitoria com a equipe de Administração Superior, Diretores de Unidades de Ensino e infectologistas no Salão Nobre da Reitoria.

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimatéia Dantas, decidiu suspender as aulas na instituição a partir desta terça-feira (17) até o dia 15 de abril. A decisão se deu após uma reunião realizada pela reitoria com a equipe de Administração Superior, Diretores de Unidades de Ensino e infectologistas no Salão Nobre da Reitoria. No encontro também foi criado um Comitê Gestor de Crise (CGC).

O reitor fez o anúncio por meio de videoconferência, pois está isolado em casa, após fazer uma viagem a São Paulo. Ele destacou que a medida de suspender as atividades acadêmicas é uma ação preventiva. Após o período de interrupção, será feita uma reavaliação do cenário e avaliar a possibilidade de retomada das aulas.

  • Foto: Jeyson Moraes/GP1Universidade Federal decide suspender aulas até abril devido pandemia do COVID-19Universidade Federal decide suspender aulas até abril devido pandemia do COVID-19

“Depois de ouvirmos os especialistas e os vídeos, a posição unânime foi a favor da suspensão das aulas a partir de amanhã e a princípio até o dia 15 de abril. Antes do dia 15 faremos uma nova reunião para avaliarmos uma nova decisão, se continua ou se retornamos à normalidade”, afirmou Arimatéia.

Servidores

Sobre os servidores, o reitor destacou que será o comitê gestor que vai avaliar se as atividades serão realmente suspensas. Até o fim do dia a universidade vai lançar uma nota.

“A decisão neste momento foi com relação à suspensão das aulas. Nós nomeamos um comitê gestor que vai estar reunido e vai tratar das questões específicas, de quais serão as ações que deverão ser implementadas para que possamos atender de fato essa necessidade de evitarmos no máximo possível a propagação desse vírus”, continuou.

Reitor de quarentena

O reitor decidiu ficar em quarentena por conta própria após retornar de uma viagem a São Paulo. José Arimatéia explicou que acompanhou a defesa de doutorado de sua filha e teve contato com uma pessoa que está com sintomas da doença.

“Lá eu tive contato com uma pessoa que estava no mesmo apartamento que eu estava e começou a sentir sintomas na sexta-feira à noite. Febre, mal estar e alguns sintomas que podem ser indicativos que tenham contraído o novo coronavírus”, contou.

  • Foto: Jeyson Moraes/GP1Reitor Arimatéia Dantas participou da reunião através de videoconferência Reitor Arimatéia Dantas participou da reunião através de videoconferência

Apesar dos sintomas, o resultado dos exames dessa pessoa ainda não saiu. Mesmo assim, o reitor decidiu ficar isolado. “A pessoa fez o exame, mas ainda não saiu o resultado. Então por precaução, conversando com médicos da família, resolvi me manter em quarentena até que saia o resultado. Após sair o resultado, se positivo, cumprir a quarentena determinada pelos médicos”, continuou.

“No momento não estou sentindo nada, mas para evitar que eu possa ser um transmissor, caso eu tenha contraído, eu preferi já ficar em quarentena por precaução”, finalizou.

Alunos em residência

A vice-reitora da instituição, a professora Nadir Nogueira, destacou que há a preocupação quanto aos alunos do internato de medicina e integrantes da residência universitária. Quanto a isso, medidas serão tomadas a partir dos direcionamentos dados pelo Comitê.

  • Foto: Jeyson Moraes/GP1Nadir Nogueira, vice reitora da UFPINadir Nogueira, vice reitora da UFPI

“O comitê vai sentar para trabalhar agora individualmente situações como internato dos estudantes de medicina, a residência universitária de estudantes que não têm como retornar para casa. Então, são situações pontuais. As atividades de ensino em sala de aula elas estão suspensas. A partir daí ficaremos analisando de ponto a ponto essa evolução. É uma atitude preventiva, não foi confirmado que não temos nenhum caso de coronavírus no Piauí”, disse.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.