Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington Dias acredita que número de casos da Covid-19 no Piauí é maior

O governador destacou a necessidade de mais testes e criticou a demora para a chegada de exames comprados pelo Consórcio Nordeste e que, segundo ele, está parado por conta da burocracia.

Durante entrevista para a Rede Clube nesta quarta-feira (1) o governador Wellington Dias (PT) sugeriu que existam mais que 18 casos de pessoas infectadas por coronavírus no Piauí. O chefe do executivo estadual ainda destacou que faltam exames para fazer em larga escala para detectar doentes no estado.

"Será mesmo que até agora só temos 18 confirmações por coronavírus no Piauí? Só estamos fazendo testes nas pessoas que entram nas redes. Então alguém sente uma tosse, alguém sente uma febre, uma dor e nem sempre procura a unidade de saúde, o profissional de saúde. Isso é ruim e nesse momento isso causa um problema adicional”, questionou o chefe do executivo.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington DiasWellington Dias

"O que eles estimam é que se o Piauí tem por exemplo 4 óbitos, pelo que já aconteceu no mundo, é possível fazer uma projeção que já tenhamos um número maior de pessoas com coronavírus. Uns com sintomas, mas agindo dessa forma, outros assintomáticas”, continuou Wellington.

Testes

O governador destacou a necessidade de mais testes e criticou a demora para a chegada de exames comprados pelo Consórcio Nordeste e que, segundo ele, está parado por conta da burocracia no Porto de Santos.

Wellington citou a quantidade de casos confirmados nos Estados Unidos e fez uma comparação com o número de confirmados no Brasil. Conforme o governador, nos EUA o número é maior porque várias pessoas estão sendo testadas.

"A necessidade de exames e de testes. Se o Brasil tem 210 milhões de habitantes e os Estados Unidos tem 400 milhões de habitantes, como justificar o Brasil ter metade da população americana a gente tenha o Brasil com cerca de 6 mil pessoas com confirmação de coronavírus e os Estados Unidos quase 200 mil pessoas com confirmação? Se fosse apenas uma regra de 3 simples, teríamos a metade do que tem nos Estados Unidos”, questionou.

"Não é razoável ter gente na fila para colher material para fazer exame. não é razoável a gente fazer como o Nordeste fez, uma compra de exame e ele ficar na burocracia do Porto de Santos”, continuou.

Buscar exames na China

o governador participou nesta manhã de um encontro com os governadores do Nordeste e segundo ele foi decidido que os estados irão se juntar para buscar os testes de avião.

"Agora tomamos a decisão de mandar uma aeronave lá na China, se necessário, na Alemanha, onde tiver material para exame, para teste rápido, para que a gente possa superar isto. O Ministro da Saúde acaba de comunicar a chegada de 500 mil exames. 500 mil exames precisa o Piauí, a gente fazer toda nossa rede com exame. As pessoas com mais de 60 anos fazer o exame e ao fazer isso, a gente já coloca uma necessidade muito maior. O ideal é que em uma situação como essa toda a população fazer o exame”, disse.

Aplicativo

O governador também falou que a equipe do governo estadual está produzindo um aplicativo para que as pessoas possam entrar em contato com profissionais da saúde e informar quais sintomas estão sentindo. A partir daí, o protocolo será como se o doente tivesse dado entrado em um hospital.

"Vamos disponibilizar até amanhã um aplicativo em que, feito pelo Nordeste, as pessoas através de um celular, através de um computador, vai poder acessar uma base de dados, colocar se está sentindo febre, tosse, dor no pulmão. Ele vai dizer quais sintomas que tem em qualquer lugar do Piauí”, disse.

"E também dizer se é diabético, se tem problema respiratório, problema cardíaco e a partir disso a gente ter uma equipe de profissionais que através desse sistema fala interação com esta pessoa. E a partir daí a gente adota as mesmas providências como se ela tivesse entrado em uma unidade de saúde”, continuou.

Protocolo de proteção

Wellington falou ainda que está sendo discutido um protocolo de proteção para os profissionais de serviços essenciais, tentando assim diminuir a contaminação durante o retorno para casa, bem como para os familiares dos profissionais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para quatro número de mortes por coronavírus no Piauí

Brasil tem 201 mortes e 5.717 casos confirmados de coronavírus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.