Teresina - PI

Wellington Dias visita reforma de escola no bairro Parque Piauí

O governador explicou que a obra faz parte do Pro Educação, que tem várias ações para a retomada da economia durante a pandemia do novo coronavírus.

Bárbara Rodrigues
Teresina
Germana Chaves
Teresina
Andressa Martins
Teresina
- atualizado

Wellington Dias visita reforma de escola no Parque Piauí

O governador Wellington Dias (PT) e o secretário de Educação Ellen Gera visitaram na manhã dessa sexta-feira (18) a obra de reforma da Unidade Escolar Estado de São Paulo, localizada no bairro Parque Piauí, na zona sul da cidade de Teresina.

Está sendo investido R$ 1.288.172,68 milhão na reforma e ampliação da escola. Os recursos são oriundos dos recursos do precatório do Fundef. O governador explicou que a obra faz parte do Pro Educação, que tem várias ações para a retomada da economia durante a pandemia do novo coronavírus.

Wellington Dias disse que os investimentos que estão sendo realizados ajudam não apenas na melhoria da educação, mas também na economia. “Estamos no Parque Piauí, na Escola Estado de São Paulo que é uma das melhores do Brasil, com 850 alunos. Ao fazer esse investimento para mais qualidade, para ela ter tudo que uma boa escola precisa, nós também geramos emprego. Então fazemos o dinheiro circular na economia, quando se compra cimento, tijolo, quando se paga o trabalhador, tudo isso faz o dinheiro circular na economia”, destacou o governador.

A escola tem se destacado pela qualidade do seu ensino, sendo que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 ela conseguiu uma nota de 4,3. O secretário Ellen Gera destacou os investimentos que estão sendo realizados nas unidades ecolares.

"Já estamos passando por um momento de reformas por conta do Pro Educação, estamos na Unidade Estado de São Paulo que está ganhando uma grande reforma, essa vai ficar novinha, com todos os equipamentos que precisam. Na rede como um todo, vamos preparar o ambiente da escola independente de retomar agora, em janeiro ou em fevereiro. A gente precisa preparar o ambiente da escola. Ela precisa estar limpa, com banheiros, parte sanitária toda bem cuidada para que os estudantes possam chegar e ter a tranquilidade de que na escola não seja um ambiente de contaminação", afirmou o secretário.

A reforma

A unidade, que tem aulas em dois turnos nas três séries do Ensino Médio regular, receberá readequação da área administrativa, reforma dos banheiros com adaptação para pessoas com deficiência, execução de novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, reparos na cobertura, pintura geral da escola, ampliação da biblioteca, construção de um novo laboratório de informática, cozinha, refeitório, sala multifuncional, construção de nova fachada e de vestiários na quadra poliesportiva. A unidade já possui subestação, mas será substituída por uma de maior capacidade.

A escola recebe alunos não só do bairro Parque Piauí, mas também de outras regiões, como o Dirceu e Cerâmica Cil e, até de outros municípios, como Nazária e Demerval Lobão.