Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington diz que está em sintonia com Firmino para reabertura do comércio

“Estive com o prefeito Firmino e vamos seguir em sintonia e adotando cada passo com muita responsabilidade", disse o governador.

O governador Wellington Dias (PT-PI) informou ao GP1, na manhã desta segunda-feira (08), que esteve reunido com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, (PSDB) para discutir mais uma vez o processo de flexibilização das atividades econômicas suspensas, quase em sua totalidade, devido ao coronavírus (Covid-19). De acordo com o governador, ele e o prefeito estão em plena sintonia e avaliando esse retorno com responsabilidade.

Wellington também explicou que nesta segunda seguem as medidas de isolamento e que hoje vai anunciar as novas regras para reativação comercial, já que o decreto de isolamento será prorrogado.

“Estive com o prefeito Firmino e vamos seguir em sintonia e adotando cada passo com muita responsabilidade. Ele disse que hoje não haverá mudança e é verdade. Prorrogado o decreto e será publicado, o programa Pro Piauí - Pacto pela Retomada Organizada do Piauí, no enfrentamento da Covid-19”, disse o governador.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias

Wellington Dias esclareceu que cumprida essa primeira etapa, o Estado estará pronto para entrar numa nova fase de avaliação e aprovação dos protocolos específicos que cada setor terá que apresentar para comprovar que está apto a reabrir as portas.

“A partir deste decreto, nesta segunda-feira, estamos prontos para juntos entrar na nova fase de análise e aprovação dos protocolos específicos, e com base neles as medidas serão adotadas por quem fizer adesão e cumprimento das regras para liberação”, pontuou.

O governador ainda destacou as medidas que deverão ser adotadas para atendimento no setor da saúde, inclusive com a regulação do sistema para pacientes de outros estados, sobretudo do Maranhão.

“As entidades representativas e cada empreendedor das primeiras áreas: setor da Construção Civil, comércio de veículos motorizados, e pela estratégia de Saúde e com base em protocolos do CRM e outras entidades de Saúde, áreas médicas e clínicas, vamos garantir atendimentos para pacientes crônicos, ampliar a tele-medicina incluindo no atendimento do PLAMTA e IASPI Saúde, e assim vamos contar com a rede privada que já é parceira na rede hospitalar. Agora ajudando no Programa Busca Ativa Médica e no controle/cuidados epidemiológicos, pela regulação do sistema de saúde, de pacientes de outros Estados, especialmente do Maranhão, evitando importação e propagação do coronavírus”, detalhou ele.

Wellington Dias reforçou a parceria com todos os estados para cumprimento dos protocolos estabelecidos para reabertura das atividades econômicas. De acordo com o governador essa união está acima das divergências políticas.

NOTICIAS RELACIONADAS

Wellington Dias vai reabrir três setores econômicos na próxima semana

Fernando Said diz que prefeitura não vai seguir decreto de Wellington

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.