Fechar
GP1

Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco

Micro-ônibus desgovernado atropela e mata fiéis durante procissão em PE

O motorista fugiu, mas foi identificado pela prefeitura e prestou depoimento nesta segunda-feira.

Um micro-ônibus desgovernado atropelou diversos fiéis que participavam de uma procissão nesse domingo de Páscoa (31), em Jaboatão dos Guararapes, na Grande Recife. Por conta do acidente, cinco pessoas morreram e 26 ficaram feridas.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, todas as vítimas estavam no evento religioso e nenhum passageiro que estava dentro do veículo se feriu. Quatro mortes foram constatadas logo no local do acidente, e a quinta vítima foi uma mulher que estava internada em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).

Conforme testemunhas, o evento estava lotado de fiéis, incluindo idosos e crianças, e o micro-ônibus realizava uma linha do transporte municipal no momento da tragédia. Ainda de acordo com populares, quando o coletivo foi liberado para passar pela região, o veículo perdeu o freio e acabou atingindo as pessoas. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento do atropelamento.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e enviou 10 ambulâncias para atender as vítimas. O Corpo de Bombeiros Militares também foi acionado ao local. Policiais militares isolaram a área e equipes do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto de Medicina Legal (IML) foram ao local para fazer perícias e recolher os corpos.

O motorista fugiu logo após o acidente, mas foi identificado pela prefeitura e prestou depoimento na delegacia, na manhã de segunda-feira (1º).

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, decretou três dias de luto na cidade após o ocorrido. Segundo nota divulgada pela prefeitura, ainda há 26 vítimas internadas em hospitais pelo município.

Vítimas

Entre as vítimas que morreram no acidente, estão um idoso de 75 anos, um homem de 51 anos e três mulheres, de 51, 53 e 66 anos, sendo que duas delas morreram antes de receber atendimento, e uma faleceu na UPA.

Confira a nota da completa da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

"O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, decretou luto de três dias, em pronunciamento a respeito do atropelamento de fieis por um microônibus que fazia a linha Marcos Freire/Barra de Jangada, ocorrido durante uma procissão, no bairro de Marcos Freire, neste domingo. O acidente se deu por volta das 17h, durante a caminhada Cristo Vive, realizada pela Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorrro. Ao todo, foram confirmadas 32 pessoas atingidas, das quais cinco vieram a óbito.

Faleceram três mulheres, de 66, 53 e 51 anos e dois homens, de 68 e 52 anos. Das pessoas atendidas pelo Samu e Corpo de Bombeiros, ainda há 26 internadas, sendo nove no Hospital da Restauração, sete no Hospital Dom Hélder, uma no Hospital Otávio de Freitas, uma em hospital particular e seis na UPA da Imbiribeira e dois na UPA do Ibura.
As informações levantadas até o momento, no local, são de que o motorista do ônibus perdeu o controle do veículo quando descia uma ladeira na Avenida Barreto de Menezes, ainda teria desviado dos veículos, mas atigiu os fiéis. Ambulâncias do Samu do Jaboatão e de municípios vizinhos, além do Corpo de Bombeiros, foram acionadas de imediato para o socorro às vítimas. Equipes de trânsito, Guardas Municipais, da Assistência Social, Secretaria de Saúde e de Defesa Civil também foram dar apoio, além da Polícia Militar.

A secretaria Executiva de Ordem Pública e de Mobilidade levantou que o veículo envolvido está em situação regular, tendo laudo de de inspeção técnica veicular do INMETRO realizada há cinco meses, com validade anual. A documentação do microônibus e do permissionário também estão regulares. O veículo foi guinchado para a Delegacia de Prazeres, para perícia do Instituto de Criminalística. O permissionário do veículo entrou em contato com a Secretaria afirmando que iria se apresentar à polícia, nas próximas horas.

O prefeito Mano Medeiros determinou que as equipes da Prefeitura colaborassem com a polícia, para que as investigações transcorram com a maior celeridade e devido rigor. Nesta segunda-feira, equipe multidisciplinar estará na Escola Adelaide Pessoa Câmara, prestando todo o serviço necessário para apoiar aos familiares das vítimas."

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.