Fechar
GP1

Regeneração - Piauí

Piauiense é premiada na Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa

Com o artigo “Por um pouso seguro das andorinhas”, Nágila concorreu com mais três alunos piauienses nas semifinais regionais da Olimpíada de Língua Portuguesa.

A jovem Francisca Nágila Soares dos Santos, aluna da Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, do município de Regeneração, está entre os 38 finalistas do gênero artigo de opinião da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o futuro”. A estudante foi a única piauiense que recebeu a premiação durante a apresentação dos finalistas na última quinta-feira (27).

Com o artigo “Por um pouso seguro das andorinhas”, Nágila concorreu com mais três alunos piauienses nas semifinais regionais. Ela participou da cerimônia de premiação realizada em São Paulo, acompanhada da professora Leila Pereira de Araújo. O evento contou com a presença de outros 125 estudantes semifinalistas de todo o país.

  • Foto: Seduc/PIOlimpíada de Lingua PortuguesaOlimpíada de Lingua Portuguesa

A Olimpíada

A Olímpiada de Língua Portuguesa tem o objeto de melhorar a didática dos docentes para desenvolver para desenvolver competências de escrita em seus alunos e contribuir com o aperfeiçoamento do ensino público. O gênero artigo de opinião foi trabalhado por estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio. Outros gêneros como memórias literárias (7º e 8º) e crônicas (9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio) foram trabalhados por alunos de todo o Brasil.

O processo de avaliação e seleção dos textos aconteceu dia 27 de setembro. A Comissão julgadora estadual do Piauí recebeu 455 textos das comissões julgadoras municipais, sendo 74 artigos de opinião, 123 Crônicas, 125 Memórias literárias e 133 Poemas. Destes, 16 foram selecionados, de acordo com o número de vagas disponíveis para o estado na próxima etapa.

Ao todo, são 500 alunos semifinalistas e seus professores, 125 em cada gênero, que viajam para uma das capitais brasileiras escolhidas para sediar os eventos. As viagens são totalmente custeadas pelos realizadores da Olimpíada. O próximo encontro acontece no dia 08 a 10/11 em Porto Alegre (RS), onde serão apresentados artigos do gênero Crônica, no dia 16 a 18/11, Memórias Literárias em Fortaleza (CE) e, no dia 22 a 24/11, Poema, em Salvador (BA).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.