Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Vereador Dudu afirma que Prefeitura de Teresina está falida

O vereador questionou a formação da coligação para reeleição do prefeito, composta por 19 partidos. Ele afirma que “alguma moeda de troca foi oferecida”.

O vereador Dudu (PT) afirmou que a prefeitura de Teresina está com problemas financeiros, que segundo ele ocorre por excesso de contratações. O petista usa como base índices do Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF) em que Teresina aparece no 34° lugar entre as cidades piauienses em gestão fiscal. 

Durante discurso na tribuna da Câmara na manhã desta terça-feira (02), o vereador afirmou que a prefeitura está falida. “O prefeito Firmino quer passar a imagem de bom administrador econômico, mas a verdade é que nós estamos em uma posição vergonhosa no ranking de uma instituição séria como a Firjan. Teresina está quebrada, falida!”, declarou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Dudu BorgesDudu Borges

Em entrevista ao GP1, Dudu explicou que ouviu reclamações de diversos empresários que possuem contratos com a prefeitura e não recebem os repasses. “Eu tenho recebido constantemente vários empresários no meu gabinete que prestam serviço à prefeitura, que reclamam de pagamentos atrasados há quatro, cinco, seis meses; empresas terceirizadas que também estão salários de terceirizados atrasados. Mas, o mais grave foi a pesquisa da FIRJAN que apontou que a Prefeitura de Teresina  ano após ano tem dívidas que não são pagas. Então o que a gente observa é o não pagamento das dívidas dentro do exercício, isso igual a pedalada ou até pior. O fato é que pelo levantamento a prefeitura está com a liquidez zerada, sem nenhum poder de endividamento”, argumentou. 

O vereador ressalta que o atraso nos pagamentos não pode ser atribuído a falta de recursos, para ele, há excessos na folha de pagamento.  “Não é por conta da falta de receita, as arrecadações de ICMS subiram cerca de 30% no decorrer desses anos, os repasses constitucionais da educação e da saúde subiram todos. É descontrole e pagamento excessivo de terceiriza e de serviço prestado, essa é a verdade”


Negociações para campanha


O vereador questionou a formação da coligação para reeleição do prefeito, composta por 19 partidos. Ele afirma que “alguma moeda de troca foi oferecida” e diz que a Justiça Eleitoral precisa fiscalizar, assim como os vereadores. “Só em a gente perceber um transatlântico formado pelo Firmino que causou curto-circuito até o último momento, teve gente querendo pular de lá. Para chamar esses 19 partidos foi a troco de que?  Imagine esses partidos se digladiando internamente e depois se mantiveram, não foi a troco de que nada. É bom que a justiça eleitoral fique de olho, alguma coisa nebulosa ficou no ar”, disse.

Para o vereador causa estranhamento o fato PSB anunciar rompimento com o prefito e desistir no dia seguinte.  “Como é que um partido no dia 30 rompe, anuncia um candidato e no dia 31 aparece unido de novo e se não houve nenhuma mudança? Alguma moeda de troca foi oferecida. É nisso que estamos de olho para que o povo de Teresina não pague por uma desastrosa articulação política”, declarou. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.