Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Teresa Britto denuncia morte de bebês por calor na Evangelina Rosa

A parlamentar levou a situação ao Ministério Público do Piauí e pediu providências imediatas.

A vereadora de Teresina, Teresa Britto (PV), denunciou que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 1 da Maternidade Dona Evangelina Rosa está com o ar-condicionado quebrado e alguns bebês já vieram a óbito devido a situação. Ela informou ao GP1, nesta quarta-feira (25), que tomou conhecimento do caso depois de uma denúncia.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Teresa BrittoTeresa Britto

A parlamentar levou a situação ao Ministério Público do Piauí e pediu providências imediatas. “Eu recebi a denúncia ontem à noite que o ar-condicionado da UTI está há vários dias quebrado e que as crianças começaram a morrer. Nos últimos dois dias perdemos quatro bebês nesta UTI. O diretor clínico confirmou que o local está inóspito, está terrível. Hoje fui ao Ministério Público, levei todo o material, protocolei e participei de audiência com a promotora da saúde, doutora Carla Daniele. Ela prometeu severidade no caso e vai tomar as providências”, disse a vereadora.

  • Foto: DivulgaçãoUTI da Evangelina RosaUTI da Evangelina Rosa

Teresa Britto reforçou que o caso é tão gritante que os pais de bebês que estão na UTI estão sendo obrigados as abrir a janela das incubadoras tamanho o calor. “Eu estou conversando com os pais de uma criança que está lá na UTI e eles estão abrindo a janelinha da incubadora por conta do calor. Lá está insuportável, a UTI é totalmente fechada e ainda fica do lado do sol. A tarde fica insuportável”, reforçou ela.

Outro lado

Em nota, a maternidade negou a denúncia sobre óbitos de bebês por calor e acrescentou que "a denúncia é inverídica e sem qualquer cabimento".

Veja nota na íntegra

A diretoria da Maternidade Dona Evangelina Rosa (Mder) informa que não procedem as declarações feitas pela vereadora Teresa Brito, na Câmara Municipal de Teresina, sobre óbitos de bebês por calor. A denúncia é inverídica e sem qualquer cabimento.

Esclarece-se que, quando da ocorrência de óbito, é acionado o Comitê de Investigação de Óbitos da Maternidade, para que seja apresentada a causa da morte, em qualquer circunstância do evento. Portanto, a declaração da vereadora não condiz com a realidade e sem respaldo médico e científico para as denúncias citadas.

Ademais, as Unidades de Terapia Intensiva e de Cuidados Intermediários Neonatal são climatizadas, com monitoramento constante da temperatura, evitando inclusive que o ambiente esteja muito frio ou muito aquecido.

Frisa-se que a Maternidade Dona Evangelina Rosa conta com equipes multiprofissionais qualificados e que acompanham diuturnamente os pacientes e a qualquer intercorrência são realizados os procedimentos necessários para a assistência devida ao paciente.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.