Fechar
GP1

Picos - Piauí

Servidores denunciam que ambulâncias do Samu em Picos estão paradas

Atualmente as duas ambulâncias da cidade não estão funcionando, mesmo com equipes disponíveis para trabalharem.

Servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município de Picos divulgaram uma nota pública explicando os problemas na prestação de serviços e destacando que alguns funcionários estão há mais de 3 meses sem receberem os seus salários. O prefeito do município é o Padre Walmir de Lima.

Na nota, os servidores explicaram que o município possui duas ambulâncias, uma de Suporte Básico de Vida (USB) e outra de Suporte Avançado de Vida (USA), mas que elas apresentaram alguns problemas mecânicos e atualmente as duas ambulâncias não estão funcionando, mesmo com equipes disponíveis para trabalharem.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Samu levando o motoqueiro envolvido no acidenteSamu

“Devido problemas que, inclusive, comprometiam a segurança da equipe e das vítimas atendidas, a Unidade de Suporte Básico está inativa desde o dia 17 de outubro de 2017. Nesse período, o serviço funcionou com apenas uma ambulância. Porém, a Unidade de Suporte Avançado também apresentou problemas mecânicos e ficou inativada no período de 20 a 25 de outubro. Ademais, a USA voltou a apresentar problemas no dia 28 de outubro e o município de Picos encontra-se novamente desassistida pelo serviço de atendimento móvel da data supracitada até o presente momento. Assim, embora as equipes estejam na base do serviço, estão impossibilitadas de trabalhar devido à ausência de ambulâncias em condições de atuar”, explicaram.

Os servidores ainda reclamam de atrasos nos salários. “Alguns se encontram com três meses e outros com dois meses de salários atrasados, não recebemos adicionais de insalubridade e por trabalho noturno, ficamos, na grande parte do mês sem alimentação e os novos profissionais que adentraram ao serviço por meio do último concurso público não receberam o seu fardamento”, disseram os servidores.

  • Foto: José Maria Barros/GP1 Prefeito de Picos, Padre Walmir (PT)Prefeito de Picos, Padre Walmir (PT)

Eles afirmam que entendem as reclamações dos servidores. “Sensibilizamo-nos com a população diante da caótica situação em que se encontra a saúde do município e aguardamos a resolução dos problemas por parte da atual gestão para que possamos, o mais rápido possível, desempenhar nosso trabalho e contribuir com o funcionamento do município”, finalizaram.

Outro lado

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Picos, afirmou que já estão sendo tomadas as medidas para o conserto das ambulâncias que tiveram problemas no motor. Elas serão encaminhadas ainda hoje para uma autorizada e até sexta-feira podem estar funcionando.

Já em relação aos atrasos nos pagamentos, a assessoria informou que após a decisão de demitir 500 funcionários, ocorreu uma readequação da folha de pagamento, o que fez com que gerasse uma economia para o município e assim a prefeitura vai ter dinheiro para pagar os salários atrasados.

Confira a nota na íntegra:

Diante dos acontecimentos recentes envolvendo o não comparecimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Picos após solicitações de populares, os servidores do SAMU 192 do município de Picos vem a público, através desta nota, prestar alguns esclarecimentos à população. O serviço possui atualmente duas ambulâncias, sendo uma de Suporte Básico de Vida (USB) e outra de Suporte Avançado de Vida (USA).

Devido problemas que, inclusive, comprometiam a segurança da equipe e das vítimas atendidas, a Unidade de Suporte Básico está inativa desde o dia 17 de outubro de 2017. Nesse período, o serviço funcionou com apenas uma ambulância. Porém, a Unidade de Suporte Avançado também apresentou problemas mecânicos e ficou inativada no período de 20 a 25 de outubro. Ademais, a USA voltou a apresentar problemas no dia 28 de outubro e o município de Picos encontra-se novamente desassistida pelo serviço de atendimento móvel da data supracitada até o presente momento. Assim, embora as equipes estejam na base do serviço, estão impossibilitadas de trabalhar devido à ausência de ambulâncias em condições de atuar.

Aproveitamos a oportunidade para enfatizar outros problemas vivenciados pelos profissionais do serviço: alguns se encontram com três meses e outros com dois meses de salários atrasados, não recebemos adicionais de insalubridade e por trabalho noturno (que é um direito constitucional), ficamos, na grande parte do mês, sem alimentação (pois não é fornecido pela gestão de forma regular) e os novos profissionais que adentraram ao serviço por meio do último concurso público não receberam o seu fardamento (considerado um Equipamento de Proteção Individual que deve, obrigatoriamente, ser fornecido pelo empregador/gestão). Destacamos que mesmo diante de todas as dificuldades supracitadas, nós, profissionais do SAMU 192 de Picos, cumprimos rigorosamente nossas obrigações e tentamos desempenhar, na medida do possível, nossas atividades com seriedade e compromisso. Por último, sensibilizamo-nos com a população diante da caótica situação em que se encontra a saúde do município e aguardamos a resolução dos problemas por parte da atual gestão para que possamos, o mais rápido possível, desempenhar nosso trabalho e contribuir com o funcionamento do município.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.