Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Maternidade decide não fazer aborto em garota de 11 anos no PI

O procedimento foi suspenso, pois foi realizada ultrassonografia pélvica que constatou gestação de 25 semanas, feto totalmente formado.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa, informou através de nota, sobre o aborto da garota de 11 anos, vítima de estupro que não irá proceder com a interrupção da gravidez. De acordo com a informação relatada pela médica e coordenadora do Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS), Dra. Maria Castelo Branco.

O procedimento foi suspenso, pois foi realizada ultrassonografia pélvica que constatou gestação de 25 semanas, feto totalmente formado, portanto, a idade gestacional está fora do período máximo legal para a interrupção da gravidez, que é de 20 a 22 semanas. Nestes casos, a gestação deveria ser interrompida, preferencialmente, com até 12 semanas, de acordo com o Ministério da Saúde.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Maternidade Evangelina RosaMaternidade Evangelina Rosa

“A não interrupção da gravidez nessa idade gestacional objetiva ainda salvaguardar a saúde da adolescente e do seu concepto, assegurar os princípios éticos e legais do serviço de saúde e de seus profissionais, bem como reduzir riscos de morbimortalidade materna”, declarou a médica por meio da nota.

O SAMVVIS relata a tristeza pelo fato e irá disponibilizar toda assistência necessária para o acompanhamento da gravidez e do parto com qualidade e humanização, orientando e encorajando as possibilidades de cuidar da criança ou, se preferir, disponibilizar para adoção.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.