Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Vereador Dudu solicita ao Ministério Público intervenção no HUT

O documento solicita que o MPE e MPF adotem medidas para averiguar em caráter de urgência as graves denúncias encaminhadas por profissionais de saúde que trabalham no HUT.

Após realizar uma vistoria no Hospital de Urgência de Teresina para averiguar denúncias dos funcionários, o vereador Edilberto Borges, Dudu (PT), protocolou ofício, nesta terça-feira, dia 9, ao Ministério Público Federal e ao Estadual solicitando intervenção no HUT.

O documento solicita que o MPE e MPF adotem medidas para averiguar em caráter de urgência as graves denúncias encaminhadas por profissionais de saúde que trabalham no HUT e, posteriormente, averiguada por uma comissão de vereadores, em relação ao funcionamento do hospital. As denúncias versam sobre a descontinuidade do atendimento médico hospitalar e falta de estrutura adequada para profissionais da área de saúde desenvolverem suas atividades naquele, causando assim risco de morte aos pacientes.

  • Foto: Lucas Dias/GP1HUTHUT

 Antes da entrega, o parlamentar chamou atenção mais uma vez sobre a situação da saúde de Teresina, em especial, o caos que se encontra o Hospital de Urgência de Teresina, durante discurso na tribuna da Câmara Municipal de Teresina. O vereador destacou que após realizar a vistoria no HUT, juntamente com os vereadores Deolindo Moura e Cida Santiago, conversou com enfermeiros, técnicos e pacientes identificando a falta de medicamentos, como álcool, glicose, buscopan, paracetamol e até anestesias para procedimentos.

Dudu pontuou que “a sua situação é alarmante, tanto para os pacientes, quanto para os servidores do hospital. Temos um hospital onde os servidores estão desesperados e médicos estão pedindo intervenção, pois podem sim estar tendo perdas de vida no HUT. O atendimento precisa ser reparado o mais rápido possível. A população espera da rede pública o mínimo de zelo e atenção”.

  • Foto: Divulgação/AscomDudu durante visita Dudu durante visita

Para o parlamentar, o discurso da prefeitura de que é investido 35% na saúde não passa de uma falácia, pois hospitais como HUT, Maternidade Wall Ferraz, no Dirceu, hospital São Carlos Borromeu e Samu se encontram atualmente com seus serviços prejudicados por falta de estrutura e assistência da Prefeitura e da Fundação Municipal de Saúde.

"Existem hoje quatro tipos de capital, a Teresina real, na qual o povo mora e precisa se arriscar buscando atendimento no HUT. Temos também a Teresina excelente, apresentada pela Prefeitura, através das suas campanhas institucionais, que tudo é maravilhoso. Existe também a Teresina ideal, que estamos lutando para que aconteça e garanta mais segurança para a população. Por fim, temos a Teresina criada por parte de vereadores que usam a tribuna para dizer que está perfeita e sem nenhum problema. Por fim, oficiamos os órgãos para que sejam tomadas medidas urgentes", ressaltou o vereador.

 Além das notificações, Dudu afirma que continuará vistoriando outros hospitais e unidades de saúde da capital, além de ter deixado um encaminhamento para a Comissão de Saúde da Câmara, para que seja aberto um procedimento de investigação do Hospital de Urgência de Teresina.

Em resposta ao pronunciamento do vereador Dudu, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Teresina, vereador Dr. Lázaro, declarou que irá se aprofundar com o debate, pela causa da saúde de Teresina, assim como discutir e dar prosseguimento aos encaminhamentos propostos por Dudu.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.