Fechar
GP1

Simões - Piauí

Justiça Federal condena ex-prefeito Joaquim José por improbidade

A sentença da juíza federal substituta Jerusa de Oliveira Dantas Passos, da Vara Única de Picos, é desta terça-feira (30).

A juíza federal substituta Jerusa de Oliveira Dantas Passos, da Vara Única de Picos, condenou o ex-prefeito de Simões, Joaquim José de Carvalho, à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 3 anos. A sentença é desta terça-feira (30).

Ele ainda foi condenado ao pagamento de uma multa civil no importe de cinco vezes o valor do último subsídio recebido como prefeito, em 2008, e a proibição de contratar com o poder público e de receber benefícios e incentivos fiscais ou creditícios, de forma direta ou indireta, ainda que por meio de pessoa jurídica interposta da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

Denúncia

O Ministério Público Federal denunciou o ex-prefeito pela falta de prestação de contas de verba pública recebida através do Programa Brasil Alfabetizado (BRALF), no ano de 2005.

O MPF afirmou que o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) liberou o montante de R$56.440,00 para a execução desse convênio, mas que o então gestor municipal mesmo tendo sido notificado para prestar contas ou devolver o dinheiro recebido, manteve-se inerte, o que, segundo a acusação, caracteriza ato de improbidade administrativa.

O ex-prefeito sustentou que não cometeu qualquer ato ilegal, tanto pela ausência do dolo como pela inexistência de dano ao erário no seu ato omissivo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.