Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Vereadores vetam requerimento de Dudu sobre a taxa de lixo

Dos parlamentares presentes, apenas Cida Santiago (PHS), Deolindo Moura (PT) e Caio Bucar (PSD) votaram a favor. Enzo Samuel (PCdoB) se absteve e os demais votaram contra.

A maioria dos vereadores presentes na Câmara Municipal de Teresina votou contra um requerimento de Dudu Borges (PT), apresentado nesta terça-feira (04), pedindo a suspensão da cobrança da taxa de lixo que passou a ser cobrada neste mês de julho na Capital. Dos 26 parlamentares presentes, apenas Cida Santiago (PHS), Deolindo Moura (PT) e Caio Bucar (PSD) votaram a favor. Enzo Samuel (PCdoB) se absteve e os demais votaram contra.

  • Foto: Lucas Dias/GP1DuduDudu

“A Casa mais uma vez vota de joelhos contra a maioria do povo de Teresina que é contrária a cobrança. O povo acha essa cobrança, além de inoportuna, extorsiva. Só posso lamentar mais uma vez a contramão que a Câmara está andando. Mas, como sou um cidadão brasileiro, persistente, infelizmente, vou ter que ir para a Justiça pedindo anulação alegando vários pontos, inclusive, este da época inoportuna”, disse Dudu.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Graça AmorimGraça Amorim

A líder da Prefeitura na Câmara, Graça Amorim (PMB), chegou a dizer que não era prudente usar o assunto para fazer politicagem. "Ninguém vota contra o povo, mas contra um requerimento que não é constitucional. Votamos com consciência enquanto têm outros que apresentam propostas apenas como jogo político para atingir o prefeito Firmino", falou Amorim.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Edson MeloEdson Melo

“Ninguém pode votar num requerimento para suspender o cumprimento de uma lei já em vigor”, defendeu o vereador e correligionário do prefeito Firmino Filho, Edson Melo (PSDB).

Um dos que votou a favor do requerimento, o vereador Caio Bucar, ressaltou a necessidade de discutir o assunto junto aos teresinenses.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Caio BucarCaio Bucar

“O requerimento do vereador Dudu na verdade pede que essa Casa possa debater o assunto. Era fazer a suspensão dessa cobrança enquanto a cidade debateria. Nós sabemos de forma clara que o prefeito pode fazer isso é só ele querer. Essa Casa se voltou contra a isso. Mas, sou a favor que houvesse a suspensão para debater com tranquilidade junto ao povo e dar oportunidade para que a sociedade civil pudesse ser ouvida nesse caso”, sugeriu o legislador municipal.

O único que se absteve de votar, o vereador Enzo Samuel justificou a decisão e afirmou que a questão não pode ser debatida a toque de caixa e lembrou que o projeto foi aprovado ainda no ano passado.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Enzo SamuelEnzo Samuel

“O projeto passou na legislatura anterior e o vereador Dudu já estava nessa Casa. Então, ele está trazendo novamente essa discussão. Como se trata de um assunto muito técnico e jurídico eu preciso ter conhecimento dessa lei que ainda não tive oportunidade de ler. Vou estuda-la para que assim possa formar uma opinião”, justificou o comunista.

A Prefeitura de Teresina começou a cobrar neste mês de julho, uma taxa de coleta de resíduos domiciliares que vai financiar o recolhimento, transporte e depósito do lixo produzido por cada teresinense. A primeira parcela e a cota única vencem no dia 31 de julho. A taxa pode ser dividida em até seis vezes e o valor da parcela não pode ser inferior a R$ 10. O tributo foi aprovado pela Câmara Municipal em 2016.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.