Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Governador Wellington Dias lança 68ª edição da Expoapi

A 68ª Exposição Agropecuária do Piauí acontece entre os dias 1º e 9 de dezembro.

Lucas Dias/GP1 1 / 8 Governo lança 68º Expoapi em Teresina Governo lança 68º Expoapi em Teresina
Lucas Dias/GP1 2 / 8 A 68ª Expoapi acontece entre os dias 1º e 9 de dezembro A 68ª Expoapi acontece entre os dias 1º e 9 de dezembro
Lucas Dias/GP1 3 / 8 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 4 / 8 Deputado Júlio César Lima Deputado Júlio César Lima
Lucas Dias/GP1 5 / 8 Deputado Francisco Limma Deputado Francisco Limma
Lucas Dias/GP1 6 / 8 Deputado João Mádison Deputado João Mádison
Lucas Dias/GP1 7 / 8 João Mádison durante discurso João Mádison durante discurso
Lucas Dias/GP1 8 / 8 Marcelo Castro Marcelo Castro

O governador Wellington Dias (PT) participou do lançamento da 68ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), que aconteceu na manhã desta sexta-feira (23) no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, em Teresina. A 68ª Expoapi acontece entre os dias 1º e 9 de dezembro.

De acordo com o governador, dezessete estados confirmaram participação na exposição. Órgãos do governo como Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Agência de Defesa Agropecuária no Piauí (Adapi), Emater estão integrados com o Sistema S e a Federação da Agricultura trabalham integradas. Wellington acredita que esta edição será “melhor que a anterior”.

“Será melhor do que a anterior. Temos já confirmado a presença de dezessete estados. Aqui nessa integração dos órgãos do Governo do Estado com o Sistema S, com a Federação da Agricultura, as entidades específicas das diversas cadeias produtivas e o mais importante, uma expectativa de um rebanho animal tanto bovino, caprino, equino, suíno”, afirmou.

Além de movimentar a economia do estado, a feira também promove cursos de qualificação e interação cultural. “É um espaço de comercialização, tem rodadas de negócios, tem cursos de qualificação, tem a parte cultural e o mais importante é que você tem em cursos uma troca de experiências. Então termina a exposição e fica um Piauí mais preparado, fica dinheiro que circulou na economia a partir dos financiamentos, dos agentes financeiros. É uma expectativa de coroar bem essa área de exposições”, continuou o governador.

Wellington explicou ainda que feiras de exposição foram realizadas em vários municípios como Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri e a Expoapi, que acontece em Teresina é o “coroar desse círculo de rodada do campo que é fundamental para nossa economia”. A Secretária de Desenvolvimento Rural, Patrícia Vasconcelos, agradeceu a “sensibilidade” de dar “devida importância” à feira mesmo durante um momento de crise.

O deputado João Mádison (MDB), um dos organizadores do evento, disse que a feira é importante para incentivar a geração de emprego e renda. "Temos vários projetos importantes como o projeto que apesentamos para diminuir a energia para os produtores rurais. Isso é importantíssimo porque vai incentivar as pessoas a gerar emprego, gerar renda", afirmou.

Estiveram presentes também no lançamento do evento o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) Themístocles Sampaio (MDB), o senador eleito Marcelo Castro (MDB), os deputados Júlio César (PSD) e Francisco Limma.

R$ 16 milhões

A Expoapi se consolidou como maior feira agropecuária do Norte e Nordeste. O presidente da Associação Piauiense de Criadores de Gadu Zebu, André Nogueira, acredita movimente R$ 16 milhões.

“A Expoapi, na contramão da crise, vem crescendo a cada ano e se consolidou como o maior evento agropecuário do Norte e Nordeste. Isso atrai investidores, criadores, empresários de todo o Brasil. Por isso esse número satisfatório de dezessete estados até agora confirmados, podendo aumentar”, disse.

“O que faz acreditar que vai se reverter em propostas de negócios, em negócios efetivados. Talvez na ordem de 16 ou mais milhões de reais durante o evento. A exposição está lotado, muitos parceiros presentes, mais de seis mil animais inscritos, oito leilões programados, o que nos leva a crer que a exposição vai superar as expectativas”, concluiu Nogueira.

O deputado Júlio Cesar, presidente da Senar, acredita que as taxas de juros reduzidas poderá ajudar a fomentar a economia. “A presença dos bancos oficiais financiando, as taxas de juros reduzidas em relação ao ano passado pela política de redução dos juros que o Brasil tem adotado para fomentar a agricultura, a pecuária e a produção do setor industrial como um todo”, disse.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.