Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Chuvas ultrapassam média para o mês de dezembro em Teresina

O INMET registrou 104ml de chuva nas estações do Semadem em Teresina, capital do Piauí.

O mês de dezembro chegou com bastante chuva. Só nos primeiros dias do mês, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 104 ml de chuva nas estações do Semadem em Teresina, capital do Piauí, volume esperado para todo o mês de dezembro.

O GP1 conversou o climatologista Werton Costa, que explicou que o sul do Piauí já está na estação chuvosa. “Em dezembro é característica de estação chuvosa bem no Sul do estado, na faixa do cerrado, que são aqueles municípios que margeiam a bacia do Parnaíba e também na faixa do semiárido, dos municípios do sudeste piauiense. É caracterizada uma estação tipicamente chuvosa”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Destruição devido a força da chuva no Recanto das Palmeiras, zona lesteDestruição devido a força da chuva no Recanto das Palmeiras, zona leste

Já no Centro-Norte e Norte, onde está Teresina, ainda está na pré-estação com pancadas de chuvas localizadas e chegará na estação chuvosa em janeiro. “Podemos dizer que o período seco terminou, ou seja, o B-R-O Bró não existe mais, tanto porque as temperaturas tendem a ser decrescentes em função do aumento da cobertura de nuvens e do aumento da quantidade de chuvas”, explicou.

O climatologista ainda ressaltou que a média de chuva do mês de dezembro na cidade de Teresina, que é de 101 ml, já foi ultrapassada em algumas estações. “Quase todas as previsões vêm colocando o mês de dezembro com uma boa quantidade de chuva, ligeiramente normal e acima do normal. Apesar de que está caracterizado uma condição de El Niño no Oceano Pacifico. Quando o El Niño está ativo, o período chuvoso é ameaçado na região Nordeste, porém, contrariando as perspectivas do El Niño, tem chovido bem e deverá continuar esse ciclo até o final do ano”, concluiu o climatologista.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.