Fechar
GP1

São Miguel do Tapuio - Piauí

MPF pede que TRF-1 confirme a condenação de Lincoln Matos

O parecer, de autoria do Procurador Regional da República Marcus da Penha Souza Lima, foi juntado aos autos nesta quinta-feira (22).

O Ministério Público Federal apresentou manifestação no Tribunal Regional Federal da 1ª Região pelo não provimento do recurso do prefeito Lincoln Matos condenado em ação civil de improbidade administrativa juntamente com a Policlínica Santa Maria.

O parecer, de autoria do Procurador Regional da República Marcus da Penha Souza Lima, foi juntado aos autos ontem (22).

  • Foto: DivulgaçãoLincoln MatosLincoln Matos

Para o procurador, “as provas colacionadas aos autos demonstram que o apelante José Lincoln, na qualidade de diretor da Policlínica Santa Maria, agiu, com consciência e de modo ímprobo com relação às irregularidades constatadas pela Auditoria nº 9394-Denasus, causando prejuízo ao erário e enriquecimento ilícito, ante a malversação dos recursos públicos do SUS”.

Ao final, o procurador opinou pelo não provimento da apelação.

Entenda o caso

A Advocacia Geral da União denunciou o prefeito com base no relatório de fiscalização do Departamento Nacional de Auditoria do SUS que verificou inúmeras irregularidades em diversos procedimentos médicos realizados na Policlínica Santa Maria Ltda. A auditoria foi realizada a pedido do Ministério Público do Estado do Piauí com o objetivo de apurar possíveis irregularidades na cobrança de Autorizações de Internações Hospitalares – AIHs.

O Denasus apontou que, apesar de vender internações para a Secretaria Estadual de Saúde, a Policlínica Santa Maria não firmou contrato para a prestação desses serviços. A policlínica também cobrou, indevidamente, primeira consulta de pediatra a recém nascido em 100% das AIHs de partos, sem a devida comprovação de sua realização e também foi constatado a cobrança indevida por procedimento não realizado (histeroscopia cirúrgica) já que não há equipamento necessário para sua realização.

A sentença

O juiz Francisco Hélio Camelo Ferreira, da 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí, concluiu que Lincoln Matos de modo consciente e voluntário promoveu as irregularidades constatadas pela auditoria do Denasus e o condenou, juntamente com a Policlinica Santa Maria Ltda., ao pagamento de multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios/incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de cinco anos a contar do transito em julgado. A sentença foi dada em 28 de outubro de 2016.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.