Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Servidor preso em operação é nomeado para cargo na Strans

Ele foi preso na Operação Vigiles, da Polícia Civil, acusado de integrar quadrilha que fraudou concurso público do Corpo de Bombeiros do Piauí.

O superintendente municipal de Transporte e Trânsito de Teresina (STRANS), Carlos Daniel, nomeou servidores para compor a Comissão Permanente de Sindicância do órgão, responsável por conduzir os processos administrativos disciplinares. A portaria nº 005/2018 foi assinada no dia 17 de abril deste ano.

Entre os servidores nomeados, chama atenção um agente preso em novembro de 2016, na Operação Vigiles, da Polícia Civil, acusado de integrar quadrilha que fraudou concurso público do Corpo de Bombeiros do Piauí, que ocorreu no ano de 2014.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Superintendente da Strans, Carlos DanielSuperintendente da Strans, Carlos Daniel

Inclusive, tramita na 8ª Vara Criminal de Teresina uma ação penal contra o servidor e outras duas pessoas acusados dos crimes de fraude em concurso público e organização criminosa. A ação foi ajuizada no dia 5 de fevereiro deste ano.

A nomeação do servidor viola um dos princípios da administração pública, a Moralidade, que evita o distanciamento da moral e obriga que a atividade administrativa seja pautada não só pela lei, mas também pela boa-fé, lealdade e probidade.

Operação Vigiles

A Operação Vigiles foi deflagrada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), através da Divisão de Crimes de Corrupção, com o objetivo de investigar fraude ao Concurso Público de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, que ocorreu em 2014.

A 1ª fase da operação prendeu 27 pessoas, dentre elas, o advogado Evilásio Rodrigues de Oliveira Cortez, que foi preso pela terceira vez por participar em esquemas de fraudes a concursos.

O agente da Strans foi preso na 2ª fase da operação que crumpriu mandados de prisão contra servidores públicos estaduais, municipais e federais. Além dele, também foi preso o funcionário do Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Márcio de Araújo Pereira.

Outro lado

Procurada, na tarde desta terça-feira (24), a assessoria de comunicação da Strans ficou de enviar um posicionamento sobre o caso, o que não aconteceu até a publicação da reportagem. O GP1 está aberto a esclarecimentos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Polícia Civil deflagra “Operação Vigiles” em Teresina

Polícia deflagra 2º fase da Operação Vigiles em Teresina

Veja como funcionava esquema que fraudou concurso dos Bombeiros

Mentor da fraude no concurso dos bombeiros se entrega em Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.