Fechar
GP1

Picos - Piauí

Governo faz repasses e evita fechamento da Policlínica de Picos

Com os repasses dos recursos a diretoria da Policlínica efetuou o pagamento de três meses de salários atrasados dos servidores.

Depois de forte pressão das lideranças políticas do município, o Governo do Estado liberou na última quarta-feira, 13, para o Centro de Assistência Médica de Picos (Campi), antiga Policlínica, os repasses de recursos referentes a dois meses. A medida paliativa evitou o fechamento do centro, que estava com o salário dos servidores atrasados quatro meses.

O alerta de que a Policlínica seria fechada caso o governo não efetuasse os repasses imediatamente, foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor Saunders Martins (PMDB). Em pronunciamento na sessão do dia 6 de junho, ele cobrou uma providência urgente para o problema. solicitou também o apoio dos deputados que representam o município na Assembleia Legislativa.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Hugo Victor cobra regularização dos repasses da PoliclínicaHugo Victor cobra regularização dos repasses da Policlínica

Na segunda-feira, 11, uma comitiva de vereadores de Picos se deslocou até Teresina e foi recebida pelo secretário estadual de Saúde, Florentino Neto. Durante a audiência o gestor garantiu a liberação de dois meses de repasses, o que fora feito na quarta-feira, 13. Com os recursos, a diretoria do Campi efetuou o pagamento de três meses de salários atrasados, ficando um ainda para ser pago.

Como a medida do secretário foi apenas paliativa e não garante o funcionamento regular do Campi, o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), disse que já agendou uma audiência com o governador Wellington Dias para tratar sobre o assunto. O gestor deverá ir a capital acompanhado do presidente da Câmara, Hugo Victor, e de outros vereadores da base.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Policlínica de Picos corre riscos de fecharPoliclínica de Picos corre riscos de fechar

Contrato

Os recursos necessários para manutenção do Campi são obtidos por contrato de gestão firmado com o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, com acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). O aluguel do prédio, que pertence ao vice-prefeito de Picos, empresário Edilson Alves de Carvalho (PTB), e de quinze mil reais mensais.

No Campi a população de Picos e de vários municípios da região conta com serviços de consulta especializada, pequenas cirurgias e exames 100% gratuitos, cabendo à responsabilidade pela marcação do atendimento ao SUS – Sistema Único de Saúde.

Entidade de direito privado sem fins lucrativos, o Campi é gerido por uma diretoria eleita pelo conselho de administração, em assembleia geral. A diretora geral é Milena Leal; diretora-administrativa financeira, Maria da Glória Saunders Martins; diretor-clínico, Pascoal Gomes Neto e coordenador de enfermagem, Adriano Moura. O mandato da atual diretoria já terminou, porém, uma nova eleição ainda não foi realizada.

A Policlínica Especializada de Picos foi inaugurada no dia 1º de abril de 2014 pelo então governador do Piauí, Wilson Martins (PSB). A entidade entrou em funcionamento após uma longa batalha empreendida por lideranças políticas e a sociedade civil organizada, já que o projeto foi concebido em 2006 através de uma parceria da Associação ProBrasil com a Secretaria Municipal.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.