Fechar
GP1

Picos - Piauí

Pastorais de Picos realizam 24ª edição do Grito dos Excluídos

Além da caminhada pelas ruas centrais da cidade aconteceu sessão solene na Câmara Municipal de Picos.

José Maria Barros/GP1 1 / 8 Caminhada teve início no Posto Dois Amores Caminhada teve início no Posto Dois Amores
José Maria Barros/GP1 2 / 8 Autor da proposta justifica a iniciativa Autor da proposta justifica a iniciativa
José Maria Barros/GP1 3 / 8 Caminhada percorre as ruas centrais de Picos Caminhada percorre as ruas centrais de Picos
José Maria Barros/GP1 4 / 8 Dom Plínio destaca importância do Grito dos Excluídos Dom Plínio destaca importância do Grito dos Excluídos
José Maria Barros/GP1 5 / 8 Dom Plínio e Padre Chiquinho acompanham a caminhada Dom Plínio e Padre Chiquinho acompanham a caminhada
José Maria Barros/GP1 6 / 8 Grito dos Excluídos é antecipado em Picos Grito dos Excluídos é antecipado em Picos
José Maria Barros/GP1 7 / 8 Público lota auditório da Câmara Público lota auditório da Câmara
José Maria Barros/GP1 8 / 8 Sessão solene em homenagem ao Ano do Laicado Sessão solene em homenagem ao Ano do Laicado

Com uma caminhada pelas ruas centrais da cidade e sessão solene na Câmara de Vereadores, as Pastorais Sociais da Diocese de Picos promoveram nesta quinta-feira, 30 de agosto, a 24ª edição do Grito dos Excluídos. Por iniciativa da organização esse ano o evento que tradicionalmente acontecia durante o desfile de 7 de setembro, foi antecipado em uma semana.

Mais se 100 pessoas participaram da caminhada e da sessão solene, dentre elas o bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva e o pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Padre Francisco Pereira Borges (Chiquinho). O evento reuniu também representantes de movimentos sociais, sindicais e da comunidade católica, que aproveitaram a oportunidade para reivindicar seus direitos.

Na edição deste ano o Grito dos Excluídos abordou como tema: “Vida em primeiro lugar” e lema: “Desigualdade gera violência: basta de privilégios”.

Caminhada

A concentração aconteceu partir das 17h30 no Posto Dois Amores e, às 18 horas teve início a caminhada com as pessoas carregando faixas e cartazes com frases de efeito. O Grito dos Excluídos foi encerrado com sessão solene na Câmara Municipal de Picos em homenagem ao Ano do Laicado.

O ato solene foi presidido pelo primeiro secretário da mesa diretora da Câmara e autor da proposta, Wellington Dantas (PT) e contou com a presença dos vereadores Francisco das Chagas de Sousa (Chaguinha) (PTB) e Simão Carvalho Filho (PSD), autoridades religiosas, representantes de movimentos sociais e de pastorais e leigos. Dom Plínio disse que o Grito dos Excluídos é uma oportunidade do povo, sobretudo os mais pobres e sofredores, de terem o direito de reivindicar.

“Como eles não fazem isso, porque não são contados, são excluídos mesmo, então a sociedade civil e religiosa se reúne uma vez por ano para manifestar, de público, o apoio a eles, gritando com eles. E isso nós fazemos na Semana da Pátria” – destacou o bispo diocesano de Picos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.