Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Postos de vacinação não abrem neste sábado em Teresina

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba explicou que os gastos com o Dia D foram altos.

As salas de vacinação em Teresina não irão funcionar neste sábado (01), mesmo com a recomendação do Ministério da Saúde para que as cidades que não tenham atingido a meta de vacinação abram os postos.

  • Foto: Cristine Rochol/PMPAVacina contra SarampoVacina contra Sarampo

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba explicou que os gastos com o Dia D foram altos. “No dia D, que fizemos no sábado passado (25), foram feitas cerca de 5 mil doses. Foi uma procura muito baixa para um esforço e um custo muito alto, ai após reunião,foi decidido que a orientação não seria acatada em Teresina . Mas todas as nossas salas estão abastecidas e funcionam de segunda a sexta-feira ”, justifica a diretora

Segundo dados do Ministério da Saúde, até o momento foram aplicadas 8 milhões doses das duas vacinas em todo o país, o que corresponde a 77% da meta nacional. Em Teresina, a porcentagem chega a 59%, com a aplicação de 28.519 doses de vacina contra o sarampo e 28.880 doses contra a poliomielite. O prefeito Firmino filho fez um apelo para sensibilizar a população. "Eu gostaria de fazer um pedido, uma conclamação à população. É fundamental que possamos chamar todos os pais, todas as mães à sua responsabilidade. Não faz sentido o que está acontecendo", disse o prefeito.

Amariles Borba explica que o perigo aumentou porque, além do vírus vindo da Venezuela através da Amazônia, acontece neste momento uma verdadeira epidemia de sarampo na Europa, com mais de 41 mil casos, o dobro do número de casos que aconteceram em todo o ano de 2017. “Foi registrada uma quantidade significativa de óbitos, 37, sendo 14 só na Sérvia, país com o dobro da população do Piauí, mas um terço nosso do território”, alerta a diretora, lembrando que estes vírus podem chegar ao nosso país por meio do trânsito de turistas.

Campanha de Vacinação

Crianças de um ano a menores de cinco anos devem participar da campanha, mesmo aquelas que estão com seu esquema vacinal atualizado. Sempre levar a caderneta de vacinação e o número do cartão SUS para que os profissionais de saúde administrem as doses específicas para cada situação. A vacina contra o sarampo usada na campanha é a tríplice viral - que também protege contra caxumba e rubéola – em todas as crianças do público alvo que não tenham tomado uma dose há menos de 30 dias. Já contra a poliomielite é administrada a vacina oral poliomielite (VOP) em crianças que já tenham recebido uma ou mais doses, ou a vacina inativada poliomielite (VIP), nas crianças que receberão pela primeira vez.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.