Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Maternidade Evangelina Rosa e HUT ficam sem energia após forte chuva

"Maternidade Dona Evangelina Rosa e HUT funcionando ontem à luz de lanterna de celular", denunciou o psiquiatra Samuel Rego.

Durante o temporal que atingiu a cidade de Teresina na última sexta-feira (4) a Maternidade Dona Evangelina Rosa e o Hospital de Urgências de Teresina (HUT) ficaram sem energia, tendo alguns procedimentos feitos com luz de lanterna de celular.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), o psiquiatra Samuel Moreira Rego, fez uma publicação neste sábado (5) em suas redes sociais criticando a falta de energia das duas unidades de Saúde.

  • Foto: Facebook/Samuel Moreira RegoHospitais ficam sem energia em TeresinaHospitais ficam sem energia em Teresina

“Maternidade Dona Evangelina Rosa (Hospital do Estado) e HUT (Hospital da Prefeitura de Teresina) funcionando ontem à luz de lanterna de celular. Até quando os gestores seguirão desprezando a saúde pública do nosso povo? Enquanto isso, médicos trabalham sobrecarregados no limite do estresse para cumprirem sua missão de salvar vidas”, denunciou.

Outro lado

Procurada na manhã deste sábado (5), a assessoria da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), que responde pela Maternidade Dona Evangelina Rosa, informou que a princípio os geradores não funcionaram por não reconhecerem a falta de energia, mas que em seguida, após o desligamento da chave de energia e religamento, os geradores passaram a funcionar normalmente.

Já a assessoria do HUT informou que todos os quatro grupos de geradores funcionaram e que eles fornecem energia para pronto atendimento, UTIs e Centro Cirúrgico. E que o que pode ter ocasionado diferença na iluminação do hospital, seria a alternância das lâmpadas acesas pelos geradores. Nenhum atendimento, segundo a assessoria, ficou comprometido.

Nota da Maternidade Dona Evangelina Rosa

Durante período de instabilidade na rede elétrica, ocorrido no final da tarde de ontem (05/10), em toda a região do entorno na Maternidade dona Evangelina Rosa (Mder), uma das fases do sistema da Unidade Hospitalar caiu. Como a rede é trifásica, o gerador não reconheceu a falta de energia e por isso não funcionou em princípio. Imediatamente após tomar conhecimento da oscilação de energia no Centro Cirúrgico, a equipe de manutenção da Casa desligou a chave geral e o gerador foi acionado e funcionou normalmente.

Ressaltamos ainda que a Equatorial foi acionada e esteve na Maternidade, mas a instabilidade na rede elétrica na região continua. No entanto, os grupos geradores da Evangelina estão funcionando normalmente, mantendo a casa energizada

Aguardamos que o problema seja resolvido pela Companhia Fornecedora o mais breve possível evitar danos maiores.

Nota do HUT

Faltou luz 18h30 e voltou por volta das 5 horas de hoje. O HUT possui quatro grupo geradores que alimentam o Pronto Atendimento, Centro Cirúrgico, UTI’s, além de lâmpadas e tomadas alternadas por todo hospital. É importante ressaltar que nenhum paciente teve seu Atendimento prejudicado pela falta de energia. Os geradores entraram alimentando as principais áreas do Hospital.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.