Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Piauí é o 6º estado do Brasil com menor vacinação contra o sarampo

De acordo com o ministério, além do Piauí, os outros estados que ficaram sem bater a meta foram: Pará; Roraima; Bahia; Maranhão; Acre; Distrito Federal; São Paulo e Amapá.

O Piauí está entre os nove estados que não conseguiram bater a meta mínima de 95% da vacina contra o sarampo em crianças de até um ano de idade, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Ao todo, cinco casos da doença foram registrados no estado.

De acordo com o ministério, além do Piauí, os outros estados que ficaram sem bater a meta foram Pará, com 85,4%; Roraima, com 87,9%; Bahia, com 88,9%; Maranhão, com 90%; Acre, com 91,4%; Distrito Federal, com 93,7%, São Paulo, com 93,9% e Amapá, com 94,9%.

Em um balanço parcial, também realizado pelo Ministério da Saúde, em outubro deste ano, o Piauí se apresentava como o terceiro estado do Nordeste com a menor meta de vacinação contra o Sarampo.

  • Foto: Divulgação/AscomVacinação contra o sarampoVacinação contra o sarampo

Cinco casos no ano

O caso mais recente notificado pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) é de uma bebê, de 9 meses, que reside no município de Lagoa do Sitio, localizado a 240 km de Teresina. O caso pode ser o primeiro de origem do Piauí.

Em setembro deste ano, a Sesapi já havia informado outros quatro casos de sarampo confirmados no Piauí. Três são importados e o outro, no município de Alagoinha do Piauí, está sendo investigado.

O primeiro caso foi de uma criança de um ano, de Campo Grande do Piauí, que foi infectada pelo vírus quando esteve em São Paulo. Quando retornou do estado, apresentou os sintomas e foi comprovada a doença.

O segundo caso é um homem de 42 anos, que contraiu a doença também em uma viagem para o estado de São Paulo. E o terceiro é de uma jovem de 21 anos, natural do município de Lagoa do São Francisco, que estava morando em São Paulo e veio passar as férias no Piauí.

Quanto ao quarto caso, a secretaria divulgou apenas que era no município de Alagoinha do Piauí, mas não informou se este foi importado ou não, pois está sendo investigado. Ao todo, são 16 casos suspeitos em todo o Piauí.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sesapi investiga caso suspeito de sarampo originário do Piauí

Sarampo: Piauí é o 3º estado do Nordeste com menor vacinação

Secretaria de Saúde confirma 4º caso de sarampo no Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.