Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Centro de Mediação, Arbitragem e Conciliação é inaugurado em Teresina

O Centro irá auxiliar os cidadãos a resolverem conflitos judiciais de forma rápida, sigilosa e barata.

Lucas Dias/GP1 1 / 7 Inauguração do Centro de Mediação, Arbitragem e Conciliação (CEMAC) Inauguração do Centro de Mediação, Arbitragem e Conciliação (CEMAC)
Lucas Dias/GP1 2 / 7 Inauguração do CEMAC Inauguração do CEMAC
Lucas Dias/GP1 3 / 7 Sala de conciliação do CEMAC Sala de conciliação do CEMAC
Lucas Dias/GP1 4 / 7 Desembargador Sebastião Martins, presidente do TRE Desembargador Sebastião Martins, presidente do TRE
Lucas Dias/GP1 5 / 7 Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI) Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI)
Lucas Dias/GP1 6 / 7 Neilan Argento, gestora administrativa do CEMAC Neilan Argento, gestora administrativa do CEMAC
Lucas Dias/GP1 7 / 7 Noronha Neto, presidente do CRECI Noronha Neto, presidente do CRECI

Centro de Mediação, Arbitragem e Conciliação (CEMAC) foi inaugurado na manhã dessa sexta-feira (08) no Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI). O Centro irá auxiliar a população na resolução de conflitos judiciais de forma rápida, sigilosa e barata.

O desembargador Sebastião Martins, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), esteve presente na solenidade e falou sobre a parceria do poder judiciário com o CRECI. “Isso é muito bom porque vai desafogar as ações da justiça, quanto mais conciliações existir melhor será para o judiciário. Nós temos que incentivar a cultura da paz através da conciliação e da mediação porque resolve o conflito e restabelece a paz e a amizade entre as pessoas”, disse.

Os interessados devem procurar a sede do CRECI. Será cobrada uma taxa de R$ 80 para pessoa física e R$ 120 para pessoa jurídica. “Será feita uma triagem para verificar que tipos de modalidade vai ser mais adequada a esse serviço, ou seja, pela mediação, conciliação ou arbitragem. Em seguida é feito o agendamento”, explicou Neilan Argento, gestora administrativa do CEMAC. Com o acordo, o CEMAC fará um termo e o encaminhará ao judiciário, onde será homologada e valerá como sentença.

O presidente do CRECI, Nogueira Neto, ainda ressaltou que o centro irá minimizar os problemas do judiciário. “Os benefícios são inúmeros, dentre eles o benefício da celeridade e os custos são mais baixos para as partes que resolverem demandar uma ação do CEMAC. Além do que, vai desafogar o judiciário. O mesmo está assoberbado de processos, a demanda é muito grande e o retorno para a sociedade é pequeno devido a estrutura judiciária”, afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.