Fechar
GP1

Luís Correia - Piauí

Manchas de óleo atingem a Praia do Arrombado em Luís Correia

As manchas já chegaram as outras praias da região Nordeste, onde a comprovação da morte de animais marinhos e aves.

O Instituto Tartarugas do Delta confirmou ao GP1, na tarde desta sexta-feira (27), que manchas de óleo foram detectadas na praia do Arrombado, em Luís Correia, Litoral do Piauí. As manchas já chegaram a outras praias da região Nordeste, onde há comprovação da morte de animais marinhos e aves.

Segundo Werlanne Magalhães, vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta, na manhã de hoje, durante uma fiscalização de rotina, um dos colaboradores do órgão, encontrou vários pontos de óleo na Praia do Arrombado.

  • Foto: Divulgação/Instituto Tartarugas do DeltaManchas de petróleo no litoral do PiauíManchas de petróleo no litoral do Piauí

“Durante a ronda, o Amaral que é um pescador que trabalha com a gente, encontrou o primeiro vestígio e acionou o restante da equipe, que foi ao local e recolheu amostra do material para enviar ao IBAMA. Porque são eles que estão responsáveis pela apuração desse caso junto com a Marinha do Brasil”, explicou Magalhães.

Ainda de acordo com a Werlanne, nenhum animal foi encontrado morto ou contaminado com o óleo no litoral piauiense. “Até agora só temos a comprovação de que uma tartaruga foi encontrada toda encoberta com a mancha na Ilha dos Poldros, que pertence ao estado do Maranhão”, relatou o vice-presidente.

O Instituto continua o monitoramento para evitar que animais e os banhistas se contaminem com o material, que de acordo com a Petrobras é de origem estrangeira.

  • Foto: Divulgação/Instituto Tartarugas do DeltaManchas de petróleo no litoral do PiauíManchas de petróleo no litoral do Piauí

IBAMA

Em nota o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), informou que o órgão vem desde o dia 2 de setembro, estabelecendo uma série de medidas, para investigar as causas e responsabilidades do despejo de petróleo cru no litoral nordestino.

Ainda de acordo com o instituto, amostras do material foram enviadas para a Marinha do Brasil e Petrobras, que analisaram e constataram que a substância encontrada nos litorais trata-se de petróleo cru, ou seja, não se origina de nenhum derivado de óleo.

Nota na íntegra

Desde o dia 02 de setembro o Ibama vem estabelecendo uma série de ações, juntamente com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (DF), Marinha e Petrobras, com o objetivo de investigar as causas e responsabilidades do despejo, no meio ambiente, do petróleo cru que atingiu o litoral nordestino.

O resultado conclusivo das amostras, solicitadas anteriormente pelo Instituto e pela Capitania dos Portos, e cuja análise foi feita pela Marinha e pela Petrobras, apontou que a substância encontrada nos litorais trata-se de petróleo cru, ou seja, não se origina de nenhum derivado de óleo.

Investigação do Ibama com apoio dos Bombeiros do DF aponta que o petróleo que está poluindo todas as praias seja o mesmo. Contudo, a sua origem ainda não foi identificada. Em análise feita pela Petrobras, a empresa informou que o óleo encontrado não é produzido pelo Brasil. O Ibama requisitou apoio da Petrobras para atuar na limpeza de praias. Nos próximos dias, a empresa irá disponibilizar um contingente de cerca de 100 pessoas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.