Fechar
GP1

Água Branca - Piauí

Margareth do Zito pede recontagem de votos em urna de Água Branca

Foi pedida uma auditoria, recontagem e anulação dos votos computados na Seção Eleitoral Nº 108, sob alegação de irregularidades como a não apresentação do boletim de urna após o fim da apuraç

A candidata Margareth do Zito, que disputou a Prefeitura de Água Branca nestas eleições, ingressou com pedido de impugnação da Seção Eleitoral Nº 108 junto à 52ª Zona Eleitoral. Na ação, ajuizada nesta terça-feira (17), foi pedida a realização de auditoria, recontagem e anulação dos votos computados na referida seção, sob alegação de irregularidades como a não apresentação do boletim de urna após o fim da apuração.

Margareth do Zito, representada pelo advogado Manoel Carvalho de Oliveira, argumenta no pedido que após o encerramento da votação foi expedida certidão na 52ª Zona Eleitoral informando a inexistência de documentos essenciais da Seção Eleitoral Nº 108.

  • Foto: Reprodução/InstagramMargareth do ZitoMargareth do Zito

“Dentre os documentos faltantes está o boletim de urna, cuja apresentação é indispensável para a validade dos votos daquela seção eleitoral”, consta na ação ajuizada.

O representante jurídico da candidata sustenta ainda que o boletim de urna não é mera formalidade, mas garante a efetiva fiscalização e aferição da regularidade do pleito. “A ausência da documentação obrigatória coloca em discussão a própria lisura do sistema de contagem de votos, pelo qual se conclui ser necessária a realização de perícia técnica para aferir a regularidade da urna da Seção Eleitoral nº 108, verificando-se o resumo digital (hash), a assinatura digital, a recontagem dos votos por meio do Registro Digital do Voto, e a comparação da recontagem do RDV com o resultado divulgado pela Justiça Eleitoral no último domingo”.

Diante disso, foi pedida a realização de auditoria na urna da Seção Eleitoral Nº 108, através da realização de Perícia que verifique a existência de irregularidades no resumo digital (hash), na assinatura digital e no código-fonte, bem como a recontagem dos votos e por fim a impugnação da urna, anulando-se os votos da referida seção, e como consequência a recontagem dos votos computados na cidade.

Eleições em Água Branca

Júnior Ribeiro (PSD) foi eleito prefeito de Água Branca após conseguir 6.104 votos, 49,71%, do total computado no município. Ele disputou o cargo contra Margareth do Zito, que recebeu 49,65% dos votos; e JL Parabólica, com 0,64%.

NOTÍCIA RELACIONADA

Júnior Ribeiro é eleito prefeito de Água Branca com 49,71% dos votos

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.