Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Promotora ajuíza ação para garantir 100% da frota de ônibus em Teresina

A ação civil pública foi ajuizada pela promotora Maria das Graças do Monte Teixeira, nessa quarta-feira, 25 de novembro de 2020.

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da promotora Maria das Graças do Monte Teixeira, ingressou com ação civil pública contra o Município de Teresina e contra os consórcios responsáveis pelo transporte público coletivo da capital no dia 25 de novembro, pedindo que a Justiça obrigue as empresas a garantir 100% da frota de ônibus enquanto durar a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A 32ª Promotoria de Justiça de Teresina havia instaurado procedimento administrativo em maio deste ano, onde o poder público municipal foi provocado a adotar providências e estratégias que permitissem a circulação do transporte na capital de modo a atender a demanda da população e, ao mesmo tempo, respeitando os protocolos de segurança estabelecidos para prevenir a disseminação do coronavírus.

  • Foto: Alef Leão/GP1Ônibus na Praça da Bandeira em TeresinaÔnibus na Praça da Bandeira em Teresina

Na ação, a promotora pede que o poder judiciário determine ao Município de Teresina e aos consórcios responsáveis pela prestação do serviço a obrigação de garantir a disponibilidade de 100% da frota de ônibus nos horários de pico (6h às 9 h e 17h às 19h), enquanto durar a situação de pandemia. Também foi solicitado que nos demais horários seja assegurada, no mínimo, a circulação de 60% da frota de ônibus.

Por fim, a promotora pediu que o Município de Teresina elabore, em um prazo de 15 dias, um plano de retorno gradual e efetivo do serviço de transporte coletivo, e pediu a fixação de multa de R$ 10 mil por dia em caso de descumprimento, dinheiro que será revestido ao Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor.

Outro lado

O GP1 entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Teresina e com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut) nessa sexta-feira (27), que por meio de suas assessorias informaram que ainda não foram notificados da ação judicial.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Strans restringe o funcionamento dos ônibus no fim de semana em Teresina

Usuários reclamam do sistema de integração dos ônibus em Teresina

Teresina terá 70% da frota de ônibus funcionando nas eleições

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.