Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Dr. Pessoa vence Kleber Montezuma e põe fim a era tucana em Teresina

Com 236.339 votos, 62,31% do total computado na capital, o emedebista põe fim a um ciclo de quase 30 anos com os tucanos no poder.

Dr. Pessoa (MDB) é o mais novo prefeito de Teresina, que tomará posse no dia 1º de janeiro após uma vitória histórica sobre Kleber Montezuma (PSDB), candidato de Firmino Filho. Com 236.339 votos, 62,31% do total computado na capital, o emedebista põe fim a um ciclo de quase 30 anos com os tucanos no poder.

Montezuma levou 142.941 votos, 37,69% dos 420.177 registrados nas urnas de Teresina. Uma derrota amarga para o PSDB, sobretudo para o atual prefeito, Firmino Filho.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Dr. PessoaDr. Pessoa

A vitória de Pessoa já era prevista para muitos, principalmente por conta das pesquisas de intenção de voto, que já vinham apontando a derrota dos tucanos.

A era tucana

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Kleber Montezuma em Teresina Kleber Montezuma em Teresina

Iniciada de fato em 1993, a era tucana começou quando Wall Ferraz, que já havia sido prefeito pelo MDB por dois mandatos, migrou para o PSDB e foi eleito pela terceira vez em 1992, vindo a falecer em 1995, sendo substituído por Chico Gerardo, também do PSDB.

Firmino Filho assumiu a prefeitura pela primeira vez em 1997, sendo reeleito em 2001. Em 2004, o PSDB se manteve no poder, passando o bastão de Firmino para o médico Sílvio Mendes, que foi reeleito em 2008, mas deixou o cargo em 2010 para concorrer ao Governo do Estado, deixando em seu lugar Elmano Férrer, que à época era do PTB.

Foi nesse período que houve uma pequena pausa na hegemonia tucana, uma vez que Elmano Férrer decidiu seguir por conta própria e disputou a reeleição em 2012, quando foi derrotado por Firmino, que voltou ao poder e permaneceu até este ano, sendo reeleito em 2016.

Firmino é o tucano que passou mais tempo no comando do Palácio da Cidade, exercendo ao todo quatro mandatos. Sua influência no partido convenceu a cúpula da sigla de que Montezuma seria a melhor alternativa para a disputa, mesmo com o nome de Sílvio Mendes sendo bem cotado e talvez até melhor aceito pela população.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

"Vou escolher hoje a minha equipe de transição", afirma Dr. Pessoa

Ciro Nogueira admite derrota: “população não está escolhendo o melhor”

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.