Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Presidente Bolsonaro pode escolher novo reitor da UFPI nesta terça

As chapas que fazem parte da lista tríplice são formadas por Gildásio Guedes e Viriato Campelo; André Macedo e Carlos Sait e Nadir Nogueira e Marcos Antônio Lira.

O novo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) poderá ser definido nesta terça-feira (10), pelo presidente da República Jair Messias Bolsonaro (sem partido). Nesta segunda-feira (09) é data prevista para o Ministério da Educação (MEC) encaminhar os nomes da lista tríplice para o chefe do Palácio do Planalto.

As chapas que fazem parte da lista tríplice são formadas por Gildásio Guedes (reitor) e Viriato Campelo (vice-reitor); André Macedo (reitor) e Carlos Sait (vice-reitor) e Nadir Nogueira (reitora) e Marcos Antônio Lira (vice-reitor).

  • Foto: GP1Gildásio Guedes, André Macêdo e Nadir NogueiraGildásio Guedes, André Macêdo e Nadir Nogueira

Esta lista foi encaminhada pelo Conselho Universitário (Consun) da UFPI para o Governo Federal no dia 8 de setembro deste ano. O presidente, que deverá avaliar e escolher um nome livre para ficar à frente da instituição pelos próximos 4 anos.

Além da UFPI, Jair Bolsonaro também deve escolher os reitores da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de Rondônia (Unir). As nomeações podem ocorrer em até duas semanas.

Gildásio foi o mais votado

A consulta acadêmica para novo reitor da UFPI aconteceu em agosto deste ano. Nessa votação, que não tem caráter deliberativo, apenas consultivo, o voto dos professores tem peso 70% e o voto de servidores técnicos-administrativos e alunos tem, cada, peso de 15%.

Gildásio Guedes foi o que conseguiu o maior número de votos na consulta acadêmica. Foram 4.987 votos, sendo 4.499 de estudantes, 269 de servidores técnico-administrativos e 219 de docentes. No entanto, devido à falta de paridade no peso dos votos, o professor acabou ficando em terceiro lugar.

Com isso, o professor André Macêdo foi consagrado "vitorioso", com 45,64% dos votos válidos, tendo recebido 3.864 votos, sendo que destes, 2.787 foram de estudantes, 747 de professores e 330 de servidores técnico-administrativos. A chapa da professora Nadir Nogueira teve um total de 4.168 votos, sendo 3.561 de estudantes, 222 servidores técnicos-administrativos e 387 de docentes. Por conta do peso dos votos, Nadir ficou como segunda colocada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lista tríplice para escolha de reitor da UFPI já está nas mãos de Bolsonaro

Conselho define lista tríplice e Bolsonaro vai escolher próximo reitor da UFPI

Justiça nega pedido e mantém processo eleitoral para reitor da UFPI

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.