Fechar
GP1

Piauí

Lista tríplice para escolha de reitor da UFPI já está nas mãos de Bolsonaro

O Consun elaborou a lista em colégio eleitoral realizado no dia 08 de setembro. O presidente deverá escolher entre os professores André Macêdo, Gildásio Guedes e Nadir Nogueira.

A lista tríplice elaborada pelo Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), contendo três candidatos a reitor da instituição, já foi encaminhada ao Governo Federal, conforme apurado pelo GP1 na tarde desta quarta-feira (16). Agora, caberá ao presidente Jair Bolsonaro a escolha de uma das três chapas.

O Consun elaborou a lista em colégio eleitoral realizado no dia 08 de setembro. Com isso, o presidente deverá escolher entre os professores André Macedo, Gildásio Guedes e Nadir Nogueira.

  • Foto: GP1André Macêdo, Gildásio Guedes e Nadir NogueiraAndré Macêdo, Gildásio Guedes e Nadir Nogueira

Conforme regimento, a lista tríplice deveria ser enviada até o dia 18 de setembro, caso contrário, o Governo Federal poderia nomear um reitor temporário.

Com a lista em mãos, o presidente Jair Bolsonaro tem até o dia 18 de novembro para escolher um dos nomes e nomear o novo reitor, que ficará à frente da administração superior da instituição pelos próximos quatro anos.

Consulta acadêmica

Antes da elaboração da lista tríplice, foi realizada consulta acadêmica no dia 12 de agosto, na qual estudantes, professores e servidores técnicos administrativos votaram entre cinco chapas que se lançaram.

Entre os docentes, discentes e técnicos que fazem parte da instituição, o candidato que obteve o maior número de votos foi o professor Gildásio Guedes, com 4.987 votos. Em seguida ficou Nadir Nogueira, com 4.168 votos e André Macedo, com 3.864.

Embora tenha vencido as eleições no número total de votos, Gildásio configurou em terceiro lugar na lista. Isto porque o voto dos professores da instituição tem peso de 70%, enquanto dos servidores técnico-administrativos e alunos tem peso de 15%.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Professor André Macêdo vence votação para reitoria da UFPI

Justiça Federal suspende processo eleitoral da UFPI

Justiça nega pedido e mantém processo eleitoral para reitor da UFPI

Conselho define lista tríplice e Bolsonaro vai escolher próximo reitor da UFPI

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.