Fechar
GP1

Jacobina do Piauí - Piauí

Prefeitura de Jacobina nega participação em atos de maus-tratos a cachorros

Na nota divulgada na sua rede social no Instagram, o prefeito Gederlanio Rodrigues afirmou que a Prefeitura de Jacobina não teve qualquer participação na captura dos animais.

O prefeito Gederlanio Rodrigues de Oliveira, mais conhecido como GD, divulgou uma nota de esclarecimento na terça-feira (21) após a divulgação de vídeos e fotos de cachorros de rua sendo capturados de forma violenta no município de Jacobina do Piauí.

Na nota divulgada na sua rede social no Instagram, o prefeito afirmou que a Prefeitura de Jacobina não teve qualquer participação na captura dos animais, e que isso foi feito por outras pessoas.

A post shared by APIPA (@apipaoficial) on

“Pelo teor das imagens divulgadas hoje percebe-se claramente que não há nenhum agente do município envolvido em tais atos, não partindo deste gestor quaisquer atos formais que autorizassem o recolhimento destes cães, pois não há no município abrigo adequado para estes animais. Como poderia agir de modo irresponsável na apreensão sem ter condições de manter estes animais em abrigo? Portanto, afasto de plano quaisquer afirmações acerca de suposta intervenção, autorização, apoio, fomento ou qualquer estímulo por parte da administração municipal para que houvesse a apreensão destes animais”, afirmou o prefeito.

GD destacou que a prefeitura não possui abrigo de animais, mas que está trabalhando para garantir a proteção dos cachorros. “Ressaltamos ainda que tentaremos de todas as formas abrigar estes animais em abrigos temporários, até encontrarmos a solução definitiva. A nós cabe empreender todos os esforços necessários a correta resolução do problema, que passa não só pela administração municipal, mas por toda a população de Jacobina, ao exercer um ato de amor, adotando um cão de rua, ou não o abandonando, pois só assim teremos uma cidade melhor”, disse.

Nessa quarta-feira (22) o prefeito fez uma nova postagem no seu Instagram e afirmou que os cães estão em um abrigo temporário, enquanto será providenciado um local mais adequado e que um veterinário irá fazer uma análise clínica de todos os cachorros.

“Nossa administração está preparando um local adequado e o veterinário está fazendo uma análise clínica da real situação de todos os cachorros e todos serão bem cuidados. É importante ressaltar também que após todos os trâmites legais, os cachorros ficarão à disposição para adoção”, explicou.

Apipa

A Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa) se manifestou nesta quarta-feira sobre o posicionamento da prefeitura e afirmou que “a tutela desses animais será observada com cautela por nós e representantes da causa animal próximos a localidade, as providências jurídicas já foram tomadas, e os responsáveis serão encontrados, mais cedo ou mais tarde, e a cabe ao Município apurar os fatos e cumprir a lei. Deixamos claro também que a Apipa está disponível para auxiliar ou sanar qualquer dúvida do município acerca dos cuidados, direitos e bem estar animal para que juntos, possamos encontrar formas de educar e conscientizar a população sobre isso”.

Confira a nota na íntegra:

Na data de hoje, 21, Feriado de Tiradentes, fomos surpreendidos com imagens de apreensão de cachorros de rua em nosso município. Diante do triste fato que hoje se noticiou amplamente nas redes sociais temos a esclarecer o que se segue:

Desde que assumimos o município temos empreendido esforços nas mais diversas áreas de atuação, em especial, na garantia da proteção dos animais e de um meio ambiente sustentável para todos.

Pelo teor das imagens divulgadas hoje percebe-se claramente que não há nenhum agente do município envolvido em tais atos, não partindo deste gestor quaisquer atos formais que autorizassem o recolhimento destes cães, pois não há no município abrigo adequado para estes animais. Como poderia agir de modo irresponsável na apreensão sem ter condições de manter estes animais em abrigo? Portanto, afasto de plano quaisquer afirmações acerca de suposta (o) intervenção, autorização, apoio, fomento ou qualquer estimulo por parte da administração municipal para que houvesse a apreensão destes animais.

Não há qualquer ato formal nesse sentido. Informamos ainda que estamos junto com nossa assessoria técnica e jurídica buscando a melhor solução para a pronta resolução do caso e garantimos a todos que não haverá por parte desta gestão qualquer ato que autorize ou estimule a matança desses animais, pois não coadunamos com qualquer ato que venha a atentar contra a vida, seja ela humana ou para alguns, destes pequenos seres, que merecem e gozam, SIM, da proteção estatal.

Ressaltamos ainda que tentaremos de todas as formas abrigar estes animais em abrigos temporários, até encontrarmos a solução definitiva. A nós cabe empreender todos os esforços necessários a correta resolução do problema, que passa não só pela administração municipal, mas por toda a população de Jacobina, ao exercer um ato de amor, adotando um cão de rua, ou não o abandonando, pois só assim teremos uma cidade melhor pra se viver. Sejamos mais humanos e deixemos um espaço em nossa casa e no coração para esses seres, que muito tem a nos ensinar.

Prefeito Gederlanio Rodrigues de Oliveira

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.