Fechar
GP1

Picos - Piauí

Padre Walmir ignora decreto de Wellington Dias e não adere a lockdown

Prefeito de Picos decidiu não seguir o decreto do governador Wellington Dias com medidas restritivas no fim de semana.

No momento em que Picos registra uma subida vertiginosa no número de casos confirmados do novo coronavírus, o prefeito Padre José Walmir de Lima (PT), ignorou decreto baixado pelo governador Wellington Dias (PT) com medidas restritivas no fim de semana.

Na sexta-feira, 17, o governador Wellington Dias (PT) decretou medidas mais restritivas para sábado e domingo, com o objetivo de conter o avanço da covid-19 em todo o estado do Piauí.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Padre Walmir não segue decreto do Governo do EstadoPadre Walmir não segue decreto do Governo do Estado

Alegando que o decreto estadual foi publicado apenas ontem, 17, portanto, sem tempo hábil para organização e o planejamento dos setores atingidos, o prefeito de Picos, Padre Walmir, optou por não seguir as medidas restritivas.

A decisão causou uma verdadeira confusão, pois, muitos comerciantes só tomaram conhecimento por volta das 22 horas de sexta, quando já tinham informado aos seus funcionários que não precisariam comparecer ao trabalho neste sábado, visto que o estabelecimento seria fechado.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Supermercados funcionaram normalmenteSupermercados funcionaram normalmente

Por outro lado, com a decisão do prefeito Padre Walmir em não seguir as medidas propostas pelo governo do estado, muitos comércios abriram. E consequentemente, as ruas de Picos ficaram parcialmente lotadas, reduzindo em muito o índice de isolamento social cobrado pelas autoridades de saúde como forma de evitar a proliferação da covid-19.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Movimentação foi intensa hoje em PicosMovimentação foi intensa hoje em Picos

Diferente do sábado passado, 11 de julho, quando fiscais do município, com o apoio da polícia, fecharam os estabelecimentos que não podiam funcionar, e as ruas ficaram vazias; hoje foi tudo liberado. Supermercados e outros comércios funcionaram normalmente, inclusive a feira de frutas e de roupas e calçados.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Feira de frutas funcionou normalmenteFeira de frutas funcionou normalmente

A medida adotada pelo prefeito Padre Walmir também gerou certa apreensão na comunidade picoense, que não sabe se no próximo final de semana esses estabelecimentos serão fechados ou se poderão funcionar normalmente como aconteceu hoje.

O distanciamento social e as medidas de proteção contra o covid-19 têm sido recomendados diariamente pelos técnicos da saúde, preocupados com o crescimento da doença em Picos. Até ontem, 17, já tinham sido confirmados 1.230 casos do novo coronavírus e, 23 mortes no município.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.