Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: Maternidade Evangelina Rosa deve comprar aventais impermeáveis

De acordo com o documento, o material deve ser usado por profissionais de saúde, que realizam cirurgias em pacientes com suspeita ou confirmação da covid-19, doença causada pelo novo coronaví

O Ministério Público do Estado do Piauí, através do promotor de Justiça Eny Pontes, expediu recomendação, na sexta-feira (24), ao diretor-geral da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Francisco Macêdo, para aquisição imediata de aventais cirúrgicos impermeáveis.

De acordo com o documento, o material deve ser usado por profissionais de saúde, que realizam cirurgias em pacientes com suspeita ou confirmação da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Maternidade Evangelina RosaMaternidade Evangelina Rosa

O promotor destacou que uma análise técnica feita pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) constatou que os dois tipos de aventais da Evangelina Rosa não possuem impermeabilização, sendo somente hidro-repelentes.

Consta ainda que na unidade de saúde são realizados vários procedimentos, como partos, nos quais há uma alta emissão de líquidos e, por isso, é necessário o emprego do avental cirúrgico descartável impermeável, pois o seu uso contribui de forma determinante para impedir a contaminação por sangue, partículas, líquidos, fluidos corporais e microrganismos causadores de infecções.

Foi dado prazo de 48 horas para que o diretor encaminhe à 12ª Promotoria de Justiça informações acerca do cumprimento da recomendação.

Outro lado

Procurada, nessa quarta-feira (29), a assessoria de comunicação da maternidade informou que o avental impermeável não está em falta, mas ressaltou que ao ser notificada responderá imediatamente as solicitações e recomendações do Ministério Público.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.