Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Governador Wellington Dias divulga plano de vacinação contra a covid-19

O anúncio foi feito pelo governador Wellington Dias no Palácio de Karnak.

O governador Wellington Dias (PT) divulgou, nesta sexta-feira (15), o plano operacional de estratégia de vacinação contra a covid-19 no Piauí. O anuncio foi feito durante cerimônia no Palácio de Karnak, sede do executivo estadual, que foi transmitida pelas redes sociais do Governo.

Clique aqui e veja o plano de vacinação

Em seu anúncio, o governador destacou a demora do país em iniciar a imunização. "O Brasil está atrasado por conta de tudo que aconteceu no mundo, porém, agora nós temos condições de ter um plano. Por parte tanto do Ministério da Saúde quanto da Anvisa nós temos até a próxima segunda-feira, 18, não só mais uma promessa, mas agora uma obrigação legal para que se tenha apreciação definitiva e aprovação de pelo menos duas vacinas para uso no Brasil", afirmou.

"A da Fiocruz com AstraZeneca com previsão de chegada ao Brasil até este final de semana, vinda da Índia, e conseguimos da parte do ministro Pazuello, ele priorizou e viabilizou pelos menos essas 2 milhões de vacina que serão colocadas à disposição do Brasil através da Fiocruz", completou.

"Também tem todo um trabalho que foi feito para que já tendo vacina no Brasil, do Butantan, de que pudéssemos garantir as condições técnicas para chegar a esse momento. Foi necessário modificar a legislação brasileira, que tinha problemas graves, por exemplo, impedimento de que pudesse ter compra firme de vacina antes que tivesse concluída a aprovação pela Anvisa, essa foi uma das alterações feitas com a medida provisória que permitiu uma condição mais célere, embora a lei apontasse o caminho da aprovação emergencial as exigências não permitiam a Anvisa pudesse andar de forma célere", lembrou Dias.

Wellington garantiu que assim que a vacina chegar será iniciada a imunização no estado. "Todos os municípios terão postos de vacinação com pessoas qualificadas, insumos necessários, agora é só a esperar chegada da vacina, chegou dia 20? Dia 21 começamos a vacina, chegou dia 21? Dia 22 começamos, a data nacional que for estabelecida ela estará pronta para ser iniciada no Piauí", enfatizou.

Programação

A ideia é de que o programa de imunização vacine, inicialmente, 1.113.329 pessoas dos grupos prioritários no Estado do Piauí. A vacinação no Piauí será dividida em quatro fases. Na primeira, serão vacinados os trabalhadores de saúde, pessoas com 80 anos ou mais, de 75 a 79 anos, povos e comunidades tradicionais ribeirinha e quilombolas e população indígena em terras indígenas demarcadas.

Na segunda fase estão pessoas de 70 a 74 anos, de 65 a 69 anos e de 60 a 69 anos. A terceira é composta por pessoas com comorbidades e na quarta estão diversos grupos como trabalhadores da segurança e da educação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.