GP1

Floriano - Piauí

Prefeitura de Floriano promove campanha contra o câncer de mama

A campanha “Todo dia é dia de cuidado” foi lançada na manhã desta quinta-feira (14).

Você sabia que em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama? Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. Também é o câncer que mais mata. Para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância fundamental da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, por isso, a Secretaria de Saúde de Floriano lançou nesta quinta-feira (14), a campanha “Todo dia é dia de cuidado” na presença de profissionais e pacientes da unidade de saúde Jasmina Bucar, na FAESF.

O Secretário de Saúde, James Rodrigues e os vereadores Ancelmo Jorge e Erisvaldo Borges participaram da abertura. O vereador Ancelmo destacou a importância do cuidado e do serviço ofertado a população. “Eu sou enfermeiro e tenho consciência do funcionamento da estrutura de saúde. A prevenção é a mecanismo mais importante neste momento. Ofertar mamografia, exames de Papanicolau e orientar a mulher a conhecer seu corpo”, disse.

Foto: Divulgação/AscomAbertura da campanha Outubro Rosa em Floriano
Abertura da campanha Outubro Rosa em Floriano

O secretário James Rodrigues lembrou que no Brasil, em 2020, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física. “Esse número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o País, de acordo com dados do INCA”, explicou.

Em outro recorte, relativo a 2018, o estudo retrata que o gasto para tratamento da doença no SUS passou dos R$ 813 milhões. Os quatro principais fatores de risco representaram 12,6% de todo o custo, ou R$102,5 milhões. A inatividade física correspondeu à maior fração do valor total (4,6%), seguida pelo não aleitamento materno (4,4%), excesso de peso (2,5%) e consumo de bebida alcoólica (1,8%).

Em Floriano, a oferta de mamografia e exames de imagem são regulares. Eles podem ser marcados na própria unidade de saúde. Ana Márcia Miranda, diretora de Saúde da Mulher, entende que ações de prevenção do câncer, em especial promoção da atividade física, podem ser extremamente eficazes não somente para tornar a vida das pessoas mais saudável como para diminuir os gastos do SUS em oncologia.

Foto: Divulgação/AscomA campanha foi lançada nesta quinta-feira (14) em Floriano.
A campanha foi lançada nesta quinta-feira (14) em Floriano

Mortalidade

Em 2019, o Brasil registrou 18.068 mortes por câncer de mama, sendo o principal tipo da doença que leva mulheres a óbito. Projeções do INCA até 2030 apontam para a estabilidade das taxas de mortalidade entre 30 e 69 anos, mas ainda estão bem distantes dos 30% de redução estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. Uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030 é reduzir em um terço das mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis, entre elas, o câncer.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2021 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.