Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Moradores denunciam falta de iluminação na Avenida Deputado Paulo Ferraz

A avenida possuí poucos portes iluminando toda a via, prejudicando a visão dos motoristas no trânsito.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 11 Alguns poste de energia  funciona Alguns poste de energia funciona
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 11 Avenida Deputado Paulo Ferraz Avenida Deputado Paulo Ferraz
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 11 Falta de iluminação Falta de iluminação
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 11 Falta de iluminação na avenida Falta de iluminação na avenida
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 11 Falta de iluminação prejudica motoristas Falta de iluminação prejudica motoristas
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 11 Local muito escuro Local muito escuro
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 11 Motoristas reclamam da falta de iluminação Motoristas reclamam da falta de iluminação
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 11 Motoristas tem dificuldade de transitar no local Motoristas tem dificuldade de transitar no local
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 11 Poste de energia não funciona Poste de energia não funciona
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 11 Pouca iluminação na avenida Pouca iluminação na avenida
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 11 Motoristas tem pouca visibilidade em avenida Motoristas tem pouca visibilidade em avenida

Um morador procurou o GP1, na noite desta sexta-feira (29), para denunciar a iluminação pública precária na Avenida Deputado Paulo Ferraz, localizada no bairro Itararé, zona sudeste de Teresina. A avenida possui postes de iluminação, porém a maioria está sem lâmpadas ou queimadas.

De acordo com o morador Leandro, além da péssima iluminação pública da avenida que dificulta a visão dos motoristas no trânsito, também há o risco de acidentes, principalmente, para os ciclistas e motociclistas que passam pela avenida.

“Todas as noites preciso passar pela Avenida Deputado Paulo Ferraz para pegar minha filha no trabalho e levar para casa, correndo risco de vida. Pois, a avenida não tem nenhuma iluminação, a não ser no início da via que fica ao lado do terminal de Petróleo, o que prejudica a nossa visão no trânsito e pode ocasionar acidentes”, explica Leandro Ribeiro.

O morador ainda ressalta que há dias atrás uma equipe de manutenção de energia foi até o local para trocar a lâmpada de apenas um poste e não retornou mais, deixando apenas alguns postes iluminando toda a avenida. A via é comumente usada por transportes de grande porte, como caminhões, carretas e ônibus, tornando o local ainda mais perigoso para os veículos menores.

O que prevê a lei

De acordo com a lei a iluminação pública é um direito dos moradores e, pela Constituição Federal, compete às prefeituras organizar e prestar esse serviço. Cada município recolhe de acordo com a legislação local, o valor da CIP ou COSIP, contribuição de Iluminação Pública, cobrada nas faturas de energia elétrica dos moradores.

O dinheiro da população vai para a manutenção, reparos e melhorias no sistema de iluminação das vias públicas. Porém, muitas pessoas pagam e não tem acesso a esse benefício.

Outro lado

Procurado pelo GP1, o coordenador de iluminação pública da Prefeitura de Teresina, Augusto Cesar, afirmou que a falta de iluminação é em decorrência da obra do Mercado do Peixe, mas afirmou que mandará uma equipe ao local.

“A Avenida Deputado Paulo Ferraz que possui trecho com a BR 343, está em período de obras no viaduto do mercado do peixe e por esse fator tivemos de desligar um trecho da energia elétrica da equatorial, só por conta das obras. De qualquer maneira, eu irei pedir para uma equipe dar uma volta na avenida toda para ver a situação", esclarece o coordenador de iluminação pública, Augusto Cesar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.