Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Moradores denunciam falta de água há um mês na zona rural de Teresina

Os moradores relataram que estão se deslocando a outras regiões para conseguirem um pouco de água.

No período mais quente do ano, moradores do povoado Serra do Gavião, localizado na zona rural leste de Teresina, sofrem há mais de um mês com a constante falta de água na localidade. A denúncia foi feita ao GP1 na manhã desta quarta-feira, dia 08 de setembro.

Jane Brito é professora e mora na localidade há mais de 11 anos. Ela disse que durante todo seu tempo de moradia no povoado, nunca tinha visto um problema nesse nível. Segundo a denunciante, a falta de água já se alastra há mais de um mês.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Falta de água em Teresina
Falta de água em Teresina

“Já está com mais de mês que nós estamos aqui padecendo sem água, sem uma gota d´água. Estamos pegando água em poços vizinhos, porque o poço daqui, que é o poço da associação, está desativado”, lamentou. Ainda conforme ela, nem todos os residentes da região possuem transportes para irem às localidades vizinhas pegarem um pouco de água.

Dona Jane afirmou que a Prefeitura já foi ao local várias vezes e o problema não foi solucionado. “A Prefeitura não toma uma providência. Eles [responsáveis] vêm aqui, tiram a bomba do poço, levam e trazem uma bomba pior. Quando a bomba vem, rapidamente queima e eles já dizem que deu problema e que a encanação não presta, então só trazem justificativas, providência nenhuma”, relatou.

Os responsáveis pela resolução do problema na localidade já informaram aos moradores que há a necessidade de que um novo poço seja construído, e os populares da região esperam que os trabalhos nessa construção sejam iniciados, o que até o momento ainda não aconteceu.

O que diz a SAAD Rural

Procurada pelo GP1 na manhã desta quarta-feira (08), a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas – Rural, emitiu uma nota informando que o prefeito Dr.Pessoa, junto ao Superintendente da SAAD Rural, Ricardo Monteiro, vão discutir a perfuração de novos poços na região.

Confira a nota na íntegra

A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Rural reconhece o problema de desabastecimento de água no povoado da Cacimba Velha, na região da Serra do Gavião, provocado por uma falha mecânica no equipamento que faz o bombeamento de água no poço que abastece aquela comunidade.

É importante frisar que o problema, que se arrasta desde a antiga gestão, vem sendo prontamente contornado pela SAAD Rural. Ao todo, já foram realizadas cinco trocas de bombas no respectivo poço desde o início do ano sempre que solicitadas pela comunidade, porém, a situação persiste dado a antiguidade do poço.

Para solucionar este problema, o superintendente da SAAD Rural, Ricardo Monteiro, e o prefeito Doutor Pessoa irão se reunir nesta quarta-feira (8) para discutir a perfuração de um novo poço no povoado Cacimba Velha e em outras localidades rurais de Teresina.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.