GP1

Floriano - Piauí

Joel Rodrigues participa da inauguração de novo fórum em Floriano

O prédio foi construído em um terreno doado pela Prefeitura de Floriano, localizado no bairro São Borja.

Nessa sexta-feira, 26, foi inaugurado o novo Fórum da Comarca de Floriano, com a presença do prefeito Joel Rodrigues, vice Antônio Reis e diversas autoridades municipais, estaduais e federais, entre eles, o diretor do Fórum, Marcus Klinger, José Ribamar Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Aldir Passarinho Júnior, ministro aposentado do STJ e filho do homenageado, José Arimatea Leão, promotor de Justiça da comarca de Floriano e demais autoridades.

O prédio foi construído em um terreno doado pela Prefeitura Municipal de Floriano, localizado na Rua Marques da Rocha, bairro São Borja. O prédio conta com uma estrutura de 2.104,07 m² de área construída e quatro blocos, abrigando as 1ª, 2ª e 3ª Varas, o Juizado Especial Cível e Criminal e auditório para 125 pessoas. Cada unidade judiciária contará com secretaria, sala de audiências, gabinete com recepção, sala de assessores e banheiro privativo.

Foto: Divulgação/AscomPrefeito Joel Rodrigues
Prefeito Joel Rodrigues

O Fórum conta com uma estrutura para realização de audiências de custódia, com duas salas para assistentes sociais e psicólogos, uma sala de atendimento ao detento, um posto médico, duas salas para Núcleo de Penas Alternativas, uma sala de audiência, um gabinete com banheiro privativo, duas celas (feminina e masculina), um banheiro, uma sala de papiloscopia e uma sala de pré-distribuição.

O novo fórum contou com o investimento da ordem de R$ 9,6 milhões, em uma obra iniciada na gestão passada do desembargador Sebastião Ribeiro Martins, tendo pausa em virtude da pandemia em 2020, por faltas de insumos, no entanto foi superado às adversidades e entregue em 2021 com uma bela estrutura.

Homenagem

O Fórum de Floriano terá como patrono o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Aldir Passarinho. A proposta aprovada pelo pleno foi feita pelo ex-presidente do TJ-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins. Natural de Floriano, Aldir Guimarães Passarinho falecido em 2014 e foi representado nesta solenidade pelo seu filho Aldir Passarinho Júnior, Ministro aposentado do STJ.

"Assim, esta é a Casa da Justiça, destinada a todos aqueles que buscam a solução dos seus conflitos de interesses. Nesta casa, o cidadão encontrará, para a defesa de seus direitos, na pessoa do Juiz, legítimo representante do Poder Judiciário, vanguardeiro da paz social. Dessa forma, temos íntima convicção de que a Comarca de Floriano galgará índices cada vez mais elevados de ordem, disciplina e integração com a sociedade, sobretudo porque contará com um Poder Judiciário mais aparelhado e estruturado para a aplicação do Direito. Digo isso em nome de todos os Juízes que atuam nesta Comarca, bem como de todos os servidores que colaboram para que possamos realizar uma prestação jurisdicional digna, célere e adequada", disse, Marcus Klinger, diretor do Fórum da Comarca de Floriano.

Em seu discurso, o prefeito Joel Rodrigues, falou sobre seu contentamento "Para mim é motivo de muita alegria e orgulho sadio fazer parte de mais um momento que fica registrado na história de Floriano, o novo fórum de Floriano é mais que um sonho antigo da população e de quem trabalha nesta comarca, sinto-me parte desta história, como gestor, porque o município de Floriano participa desta vitória quando, na manhã de 22 de março de 2019, entregou, por nossas mãos, ao desembargador Sebastião Ribeiro Martins, o termo de doação do terreno para construção do novo Fórum da comarca de Floriano", disse.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2022 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.